click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

sábado, 31 de outubro de 2009

Dieta líquida: lanchinhos de emergência


(para entender a dieta leia as psotagens de outubro 2009 em ordem crescente)
O espaço que vai ocupar na bolsa ou maleta executiva é pequeno, e vale a pena ter sempre por perto algumas opções de caldinhos e sucos para quando pintar uma fome fora de casa.
O mercado está cheio de pacotinhos de sopa instantânea, dos mais variados sabores. Não são boa opção para o dia a dia, especialmente por causa do excesso de sódio que faz inchar... Mas na hora do aperto são uma solução. Os sabores são variados e há sempre novidades.
Também valem os cubinhos de caldo. Em alguns com sabores inusitados e gostosos como caldo de frango assado ou caldo de picanha. São gordurosos e calóricos mas emergência é emergência, não é??? O importante é ter pelo menos umas quatro opções entre caldos e sopas na bolsa pois o sucesso da dieta líquida depende da variedade.
Eles podem também ser usados em casa num dia de mais preguiça ou falta de tempo, mas melhore o paladar deles acrescentando ervas ou pimenta do reino.

Sucos de frutas light são outra opção fácil de carregar.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Café da Manhã variado na dieta líquida




(Leia as postagens de outubro de 2009 em ordem crescente para entender a dieta)
O café da manhã pode ir muito além de uma simples xícara de café com leite (embora muito gostoso) na dieta líquida. O importante para o sucesso é variar.
1-tempere o café com leite com cravo e canela e uma pitadinha de sal, além do adoçante. O cravo e a canela devem ser fervidos no leite.

2-Há sempre o velho e bom chocolate quente

3- e um mingau com um 1 copo de leite, açúcar para cozinhar ao gosto de cada um e uma colher de sopa de fubá??? Também aqui cabe a pitadinha de sal...

4-e pode se substituir o fubá por maisena ....É claro que devemos controlar as calorias e os carboidratos, mas isto depende de como você programar o restante do dia...

5-gemada diet: 1 gema de ovo batida com 2 colheres de soja de adoçante em pó até ficar branca, por cima jogar o leite fervendo...
6- coloque o iogurte para escorrer num filtro permanente de café. Fica um “queijo creme” para comer de colher. Pode temperá-lo com sal, azeite e e cheiro-verde ou com uma colherzinha de mel, se preferir coisas doces. Mas atenção nada de pão, por aqui.
7-bata leite ou iogurte com frutas
Viu, sete opções.Pode variar a semana inteira.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Picolés caseiros dão vida à dieta


(Leia as mensagens de outubro 2009 em ordem crescente para entender a dieta)

Picolés caseiros são uma delícia e ajudam a variar e brincar com a dieta de líquidos. São fáceis de fazer. Lembre-se apenas de alternar entre os mais e os menos calóricos.
1-os mais simples são feitos dos sucos prontos para beber,sejam ou não de soja. Procure as versões light e lembre-se que em termos nutricionais os que trazem indicação “néctar” têm menos suco de frutas (em torno de 30%). Basta colocar o suco nas forminhas de plástico de picolé que são encontradas facilmente no comércio.

2-Os picolés de frutas exigem além da fruta e do adoçante a colocação de uma clara de ovo batida para que os ingredientes não se separem na forminha.
Alguns exemplos (para uma forminha de seis picolés):
a- Picolé de abacaxi: Bater no liquidificador 3 fatias de abacaxi, 1 colher de sopa de folhas de hortelã, adoçante a vontade. Depois acrescentar uma clara batida (não precisa ser em neve).
b- Substitua o abacaxi com hortelã pela fruta que você quiser: limão com gengibre; limão com abacaxi; acerola com gengibre; maracujá com llimão. Ou use apenas a fruta pura.
c- Nos picolés com leite também use a mesma fórmula, o leite, a fruta (ou outro ingrediente como chocolate ou leite de coco e coco ralado ou baunilha), o adoçante a vontade, tudo batido no liquidificador e acrescente a clara batida.
d- Exemplo: picolé de coco(para uma forminha de seis picolés)
1 copo e meio de leite desnatado
Meio copo de leite de coco
1 colher de coco ralado
Adoçante
Clara batida

Outro exemplo: Picolé de banana1 copo e meio de leite desnatado
2 bananas bem docinhas
Adoçante
Clara batida

Outro exemplo: Picolé de baunilha
1 copo e meio de leite
1 colher sopa de baunilha
Adoçante
1 clara batida
E- Picolés de iogurte: Também fica ótimo usar iogurte, puro ou misturado com fruta. É só seguir o mesmo esquema dos picolés com leite.

OBSERVAÇÃO;
As forminhas são meio chatinhas e então eu tiro todos os picolés de uma vez só para evitar trabalho. Coloque a forminha debaixo da torneira que sai mais fácil. Depois enrolo em papel manteiga e levo ao freezer. São tão gostosos que ficam pouco tempo lá.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vitória...Vitória


Hoje quero comemorar minha vitória nesta dieta.Pela primeira vez em 30 anos peso menos de 100 quilos. Agora são só dois dígitos 99,3 Com pouco mais de 30 dias perdi 16 quilos, um resultado superior ao melhor resultado previsto pelos especialistas para quem faz a famigerada cirurgia do estômago. Sem dor (no corpo e no bolso), sem incómodos e me divertindo muito bolando receitas...Vou partilhar todas aqui...LEIA A PRIMEIRA POSTAGEM DO MÊS DE OUTUBRO DE 2009 PARA ENTENDER COMO FOI IMPORTANTE PARA MIM CHEGAR NESTE RESULTADO...

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sucos com muita energia


(Veja postagens do mês de outubro der 2009 em ordem crescente para entender a dieta)

Sucos são uma boa maneira de se consumir os alimentos de todas as cinco cores que devemos ter em nossa alimentação todos os dias. Misture verduras, legumes e frutas em combinações inusitadas... Eles ajudam a eliminar toxinas, retardando o envelhecimento. Veja algumas opções:
1-pêra, couve e cenoura
2-abacaxi, gengibre, hortelã
3- beterraba, mexerica e couve
4-maçã verde, cenoura, salsão, hortelã
5-pepino, maçã e couve
6-cenoura, espinafre, maçã
7—melancia e gengibre
8- cenoura e alface
9--aipo e erva doce
10-tomate e pepino

Nos sucos industrializados preferia os light.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Saudável caldo de peixe


(para entender a dieta leia as postagens de outubro de 2009 em ordem crescente)O caldo de peixe fecha a nossa lista de caldos básicos formada também pelos caldos de carne, galinha e legumes das postagens anteriores
Vamos lá:
2 kg de cabeça de peixes
1 copo de vinho branco
1 alho-poró picado
1 cebola picada
1 cenoura picada
3 dentes de alho picados
3 litros de água
Sal

Lave bem as cabeças de peixe e descarte os pedaços com sangue que ficam próximos das cbeças.
Cozinhe tudo por uma hora. Depois de esfriar, coe o caldo.

Modo de usar:1-acrescente coentro, leite de coco e pimenta dedo-de-moça para um caldo baiano. Ou tailandês.

2-acrescente qualquer alimento da lista do 5-a-day cozido e bata no liquidificador. Fica delicioso com cenoura, batata, couve-flor, brócolis, etc

3-faça um pirão molinho com uma colher de farinha de mandioca para uma xícara de caldo e coloque cheiro verde picadinho.

3-acrescente uma colher de missô e leve ao fogo. Retire antes de ferver...

domingo, 25 de outubro de 2009

Caldos de carne


(Para seguir a dieta leia as postagens de outubro de 2009 em ordem crescente)Abaixo estão duas receitas de caldo de carne, uma clássica feita com ossos de boi e outra de elaboração maia simples. As duas são muito saborosas e fazem parte da lista de caldos básicos (que conta ainda com os caldos de galinha, peixe e legumes) da nossa dieta liquida.

Caldo de carne clássico (receita 1)1 ,5 kg de ossos bovinos
1 cebola picada
2 cenouras
1 talo de salsão picado
1 alho poró picado
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
3 litros de água
4 dentes de alho
Sal e pimenta do rieno a gosto.

Assar os ossos por 40 minutos. Na metade do tempo coloque os legumes e meio litro de água.Leve para uma panela junte os outros ingredientes e cozinhe lentamente por 3 a 4 horas retirando sempre a gordura da superfície.
Coe depois de frio e deixe na geladeira até o dia seguinte quando deverá ser retirada a gordura que se forma na superfície.
@@@@@@@@@
Caldo de Carne (receita 2)1 kg de capa de costela ou outra carne pra cozinhar
1 cebola picada
1 cenoura picada
1 talo de salsão picado
1 alho-poró picado
2 colheres. (sopa) de polpa de tomate
3 litros de água
4 dentes de alho
Sal e pimenta do reino
Cozinhe tudo cerca de duas horas. Depois de frio, coe e leve a geladeira e no dia seguinte retire a gordura que se forma na superfície.
@@@@@@@@@
Como utilizar;
1-puro como consommé
2-batido no liquidificador com legumes e verduras variados.

sábado, 24 de outubro de 2009

Deliciosos caldos de galinha


Obs: para seguir a dieta liquida leia todas as postagens em ordem crescente.
O caldo de galinha (ou frango) é um dos caldos básicos na dieta liquida, ao lado do caldo de vegetais, do de carne e do de peixe. Eles vão permitir infinitas variações para tornar sua dieta gourmet e deliciosa.

Caldo de Galinha (receita 1)1,5 kg. de pescoço, asa e cabeça de frango (pode substituir por outros pedaços desde que conserve a pele).
1 cebola grande cortada em pedaços
2 talos de salsão
2 cenouras cortadas em pedaços
2 litros de água
1 xícara de vinho branco seco
sal e pimenta-do-reino em grãos a gosto
Coloque á água numa panela grande e quando começar a ferver junte todos os ingredientes. Cozinhe por uma hora e meia.Com uma escumadeira, retire a espuma que vai se formando.Depois de esfriar coe o caldo e guarde na geladeira até o dia seguinte. A gordura vai se acumular na parte de cima e deve ser retirada. O caldo gelado vai ficar com consistência de geléia mas basta esquentá-lo para voltar ao normal.
@@@@@@@@@@
Caldo Gourmet de galinha (receita 2)1 kg de ossos de frango crus ou cozidos
3 litros de água
1 cebola picada em quatro
1 alho-poró picado
1 cenoura picada

Coloque os ossos numa assadeira untada e leve ao forno por vinte minutos. Retire os ossos e transfira-os para uma panela grande. Coloque 300 ml de água na assadeira, deixe ferver e vá raspando os resíduos. Coloque este caldo na panela onde estão os ossos. Acrescente o restante da água e os demais ingredientes e deixe ferver por uma hora e meia. Depois que esfriar coe e leve à geladeira até o dia seguinte. Retire, então,o excesso de gordura que ficara acumulado na parte de cima.
@@@@@@@@@@@
1-Fica gostoso puro como um consomée
2-Ou misture um ou mais ingredientes da lista do 5-a-day como 1 batata cozida e uma folha de couve-manteiga.Bata o liquidificador.
3-Ou misture um alho-poró cozido e 2 colheres cheias de leite em pó desnatado. Delícia.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Caldo de legumes Mirepoix


Este é o delicioso caldo de legumes, um dos quatro caldos básicos que vamos usar na dieta líquida. (Os outros - carne, frango e peixe - estarão disponíveis nas próximas postagens).
Para fazer o caldo de legumes vamos usar quatro aromáticos ingredientes: salsão, cenoura, alho-poró e cebola, imortalizados na cozinha francesa como base para temperar molhos, sopas e preparar fundos e conhecido pelo nome de Mirepoix.
Além de ser uma pequena comuna francesa localizada na região administrativa de Midi-Pyrénées, no departamento de Gers, Mirepoix é o nome pelo qual ficou conhecida esta mistura de legumes criada no sec. XVIII pelo cozinheiro do duque de Levis-Mirepoix e embaixador de Luis XV, usada para realçar o sabor de pratos de carne, de peixes e de marisco e como uma base para molhos e caldos.
Vamos à receita:
Ingredientes:
3 xícaras de cenoura picada
3 xícaras de alho-poró picado
3 xícaras de cebola picada
2 dentes de alho picado
2 litros de água
Sal (não exagere porque ele causa inchaços).
1 xícara de salsão picado (guarde as folhas do salsão para usar em sucos).
Modo de fazer:
Cozinhe tudo junto numa panela sem colocar nenhum óleo ou azeite, até reduzir o líquido em elo menos meio litro.

COMO USAR:
1-Coe o caldo e use como consommé, temperando com tomilho. Delicioso...
2-O restante do caldo bata com os legumes e coe. Guarde no freezer em porções de meio litro. Use uma porção por dia...Misturando o caldo alternadamente com as verduras do 5-a-day.
3-Fica delicioso, por exemplo, se acrescentar chuchu picado e bater... Ou tomates com manjericão...
4-Tb fica muito gostoso com uma colher bem cheia de missô (não deixe o missô ferver)
5-Misture com leite de coco, óleo de gergelim, gengibre ralado, pimenta dente de moça e transforme o mirepoix numa sopa oriental.
6-Tome o caldo puro acrescentando uma colher de azeite e acrescentando outros temperos de seu gosto para mudar o sabor a cada vez...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Antes de começar a dieta líquida


(Leia as postagens anteriores na sequência para entender o regime)

Há dois jeitos de se fazer este regime de líquidos, o falso “pós-operatório da cirurgia do abdômen”: um é erroneamente fácil e consiste em comprar os caldinhos, sopinhas e sucos industrializados; o outro é elaborá-los artesanalmente, com preocupações gourmet. Isto significa mais trabalho, agradáveis horas diante do fogão para quem gosta de cozinhar ou a contratação de uma pessoa para preparar tudo. Garanto que sai bem mais barato do que a operação... não tem sequelas e fica muito mais agradável vivenciar a experiência e garantir os resultados.
São cerca de dois litros de líquidos por dia, ingeridos de meio em meio copo, em intervalos pequenos de 20 minutos. Eu divido assim: 1,5 litro de caldos salgados, elaborados com os caldos-base de carne, verdura, peixe, frango e enriquecidos com os alimentos das cinco cores (ver postagem anterior) e meio litro para leite, sucos energéticos e iogurte. Veja as receitas nas próximas postagens. Cerque-se de objetos bonitos pra servir a mesa e tenha como principais aliados o liquidificador e o extrator de suco...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Cinco ao dia: as cores da saúde


PARA SEGUIR A DIETA LEIA PRIMEIRO AS POSTAGENS ANTERIORES.


O 5-a-day é um programa mundial desenvolvido pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Enfoca as cinco cores de alimentos que fornecem ao organismo os nutrientes de que precisa e que devem estar presentes na nossa alimentação todos os dias. Acrescente-os aos sucos e caldos. As informações abaixo são do excelente site www.cincoaodia.com.br, que traz informações sobre o programa.
VERMELHO:
Acerola, Cebola Vermelha, Cereja, Goiaba Vermelha, Grapefruit, Maçã, Melancia, Morango, Pêra Vermelha, Pimenta, Pimentão Vermelho, Rabanete, Romã, Tomate e Uva Vermelha. Fontes de carotenóides, que são precursores da vitamina A. Bom para o coração e para a memória, previnem o câncer e fortalecem olhos e pele.
LARANJA:
Abacaxi, Abóbora, Abiu, Ameixa Amarela, Batata Baroa, Batata Doce, Batata Inglesa, Caju, Carambola, Caqui, Cenoura, Damasco, Gengibre, Kino, Laranja, Mamão, Manga, Maracujá, Mexerica, Moranga, Melão, Milho, Nectarina, Pêssego, Pimentão Amarelo, Sapoti e Tangerina. Assim como os Vermelhos, alimentos da cor Laranja são fontes de caratenóides. Ricos também em vitamina C, que é um antioxidante fundamental para a proteção das celulas. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico.
ROXO
Alcachofra, Almeirão Roxo, Alface Roxa, Alho Roxo, Ameixa Preta, Amora, Azeitona Preta, Batata Roxa, Berinjela, Beterraba, Cebola Roxa, Figo Roxo, Framboesa, Jaboticaba, Jamelão, Lichia, Mirtilo, Repolho Roxo e Uva Roxa. Contém niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e também vitamina C.
Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Grande parte dos alimentos deste grupo possuem ainda um poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas.
VERDE:
Abacate, Abobrinha Verde, Acelga, Almeirão, Alface, Azeitona Verde, Brócolis, Cebolinha, Coentro, Couve, Couve Chinesa, Couve de Bruxelas, Chuchu, Ervilha, Jiló, Kiwi, Limão, Maxixe, Mostarda, Pepino, Pimentão Verde, Quiabo, Repolho, Salsa, Uva Verde e Vagem. Contém niacina (vitamina do Complexo B), minerais, potássio e também vitamina C. Ricos em cálcio, fósforo e ferro. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue, além de foratalecer ossos e dentes.
BRANCO:
Aipim, Aipo, Alho, Alho-Poró, Atemoya, Aspargo, Banana, Batata Baroa Branca, Cará, Cebola, Cogumelo, Couve-Flor, Endívia, Graviola, Inhame, Mangostin, Nabo, Pêra e Pinha. Nos alimentos de cor Branca encontramos as vitaminas do complexo B e os flavonóides, que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.

domingo, 18 de outubro de 2009

Caldos e sucos: a dieta - Segunda parte


Att: as postagens seguem uma seqüência. Se entrou agora no blog leia antes as postagens anteriores no arquivo aí ao lado. Começando pela que está embaixo.

Os caldos ( carne, aves, peixe, legumes) devem ser ralos e coados. Eu faço estes caldos básicos e guardo no freezer em porções de meio litro. Na hora de tomar acrescento o alimento -verduras, legumes, frutas – e/ou os temperos na hora de tomar diferenciando um caldo de outro. Uma vez por dia, que ninguém é de ferro, acrescente um amiláceo (batata, mandioquinha, cará, inhame ou uma colher de farinha de milho, ou fubá, etc). Antes de tomar, bata no liquidificador junto com o caldo.
Você pode também usar e abusar de gelatina diet e tomar sucos diversos, bebidas isotônicas e iogurte e leite desnatados, Picolés diet , especialmente feitos em casa, são uma delicia no verão...E muito importante: use alimentos diversificados, Eu sigo o Five-a-day, cinco cores diferentes de alimentos por dia. Para se manter saudável. Este será o assunto da próxima postagem.

Caldos e Sucos: a dieta






Não é fácil e exige algum trabalho, mas se ficar desanimado pense nos resultados que virão rápido e no seu bem-estar sem os problemas de um pós-operatório.
Nos primeiros 30 dias você vai tomar apenas caldos e sucos, preferencialmente pouco calóricos. Alimente-se em pequenas porções -mais ou menos meio copo - de 20 em 20 minutos ou até menos se assim desejar. Se tiver que trabalhar, leve as garrafinhas para o serviço e há sempre opções de sucos na lanchonete ou, só neste caso, de sopinhas prontas... Este é um ponto que anima os obesos que, naturalmente, adoram comer o tempo todo. No final do dia você deverá ter tomado cerca de 2 (dois) litros de líquidos. Fora chás e água, claro.
Bem você pode fazer isto do jeito fácil e insosso comprando caldos e sopinhas prontos e sucos industrializados. Ou pode usar a criatividade e investir na produção artesanal: faça você mesmo ou contrate alguém para encher seu freezer de gostosuras. (Logo, logo seguirão receitas). Sempre será muito mais barato que pagar a cirurgia, né??? É difícil um mês de caldo??? Claro, mas se você fizesse a cirurgia seria obrigado a isto. Agora pode fazer apenas por prazer. A força de vontade exigida é igual nos dois casos.

Uvas Verdes: E se a raposa estiver certa???




Sempre fui obesa. E obesa mórbida, como define a Ciência. Nos últimos vinte anos meu peso oscilou entre 110 e 115 quilos. E nada me fazia descer dos 110: nem regimes da moda, nem regimes tradicionais, nem mais de um mês num SPA. Cheguei assim aos 61 anos, carregando todos os problemas de saúde relacionados ao excesso de peso. Me aposentei no ano passado e resolvi que ia usar o tempo para tratar de mim. Tentei regimes diversos e nada. Cheguei a perder seis quilos, mas os recuperei, mesmo mantendo a dieta. (E vai explicar isto ao médico???). Meu endocrinologista queria me encaminhar para a cirurgia bariátrica. E eu estava achando que não havia outra saída.E cheguei aos 116 quilos.
Mas, há um mês assisti a entrevista, num canal a cabo, de um dos papas brasileiros do assunto, No final fiquei em dúvida se a obesidade é que era mórbida, ou se era ele... O médico desestimulou a cirurgia em casos como o meu por causa de excesso de problemas de saúde...
Para sair da depressão em que o programa me deixou, comecei a pensar, como a raposa, que as uvas estavam verdes... Até que resolvi reagir: a cirurgia em si não emagrece, o que emagrece é a força de vontade depois... Tanto que muitos casos
dão errado. E ai resolvi passar direto para a fase dois e iniciar o regime como se tivesse sido operada (mas, claro, sem o desconforto físico e financeiro). O resultado tem sido fantástico. Em 30 dias perdi os 10% do peso, sugerido como melhor resultado pelos especialistas. É esta experiência que quero compartilhar aqui neste blog, com receitas muuuito criativas e gostosas...

Sempre fui obesa. E obesa mórbida, como define a Ciência. Nos últimos vinte anos meu peso oscilou entre 110 e 115 quilos. E nada me fazia descer dos 110: nem regimes da moda, nem regimes tradicionais, nem mais de um mês num SPA. Cheguei assim aos 61 anos, carregando todos os problemas de saúde relacionados ao excesso de peso. Me aposentei no ano passado e resolvi que ia usar o tempo para tratar de mim. Tentei regimes diversos e nada. Cheguei a perder seis quilos, mas os recuperei, mesmo mantendo a dieta. (E vai explicar isto ao médico???). Meu endocrinologista queria me encaminhar para a cirurgia bariátrica. E eu estava achando que não havia outra saída.
Mas, há um mês assisti a entrevista, num canal a cabo, de um dos papas brasileiros do assunto, No final fiquei em dúvida se a a obesidade é que era mórbida, ou se era ele... Ele desestimulou a cirurgia em casos como o meu por causa de excesso de problemas de saúde...
Para sair da depressão em que o programa me deixou, comecei a pensar, como a raposa, que as uvas estavam verdes... Até que resolvi reagir: a cirurgia em si não emagrece, o que emagrece é a força de vontade depois... Tanto que muitos casos
dão errado. E ai resolvi passar direto para a fase dois e iniciar o regime como se tivesse sido operada (mas, claro, sem o desconforto físico e financeiro). O resultado tem sido fantástico. Em 30 dias perdi os 10% do peso, sugerido como melhor resultado pelos especialistas. É esta experiência que quero compartilhar aqui neste blog, com receitas muuuito criativas e gostosas...