click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

terça-feira, 27 de abril de 2010

Abobrinhas e a incrível maionese de cenouras






Com aproximadamente 94% de água, a abobrinha, com apenas 21 calorias por 100 gramas é uma verdadeira benção para quem está contando cada caloria consumida. Além de tudo, a abobrinha é extremamente versátil, o que é muito bom porque variar os pratos é uma das melhores maneiras para não se cair na tentação de sair da dieta.
Além de tudo a abobrinha é boa fonte de vitaminas A, C e vitaminas do Complexo B. Perfeito, não?
A abobrinha, ou courgette é da família cucurbitáceas, assim como a melancia, o melão, o pepino e a moranga. Pertence ainda ao gênero das abóboras. Os dois tipos de abobrinha mais comuns no mercado brasileiro são a abobrinha tipo menina, que tem o fruto com pescoço e a tipo italiano, com o fruto alongado sem pescoço.
Nosso tema de hoje é a abobrinha italiana (embora a origem de todas as abobrinhas seja o continente americano, do Peru até sul dos Estados Unidos, ela ficou conhecida assim porque é a mais usada na Itália e em todo o Mediterrâneo).
Para começar, a abobrinha fica ótima consumida crua (no máximo jogue-a em água fervente –fora do fogo- por uns três minutos). Primeiro corte-a em rodelinhas finas e use-a como substituto da torrada, cobrindo-a de patê.
É claro, escolha um patê de baixas calorias. Pode ser o nosso conhecido patê de iogurte (deixe o iogurte escorrendo num coador coberto com um pano fino ou use o filtro permanente para café, até virar uma massa e tempere com sal, alho, pimenta do reino, ervas finas, pimenta ou o que lhe vier à cabeça). Ou pode ser uma deliciosa “maionese” de cenoura, receita da minha amiga Roberta Caldo. É menos calórica que uma maionese comum, já que a cenoura tem 40 calorias por 100 gramas ao contrário das 80 calorias de um ovo... Além disto, a quantidade de azeite usada é bem menor. Mas, de todo jeito, use com moderação.

Receita da “maionese” de cenoura
2 cenouras muito bem cozidas (isto vai diminuir a quantia de azeite)
1 cenoura crua cortada em pedaços pequenos
Ramos de salsinha
Sal
Pimenta-do-reino
1 dente de alho
¼ xícara de azeite
Bater tudo no liquidificador.

@@@

Outra boa opção com abobrinha: corte-as no sentido longitudinal usando um fatiador. Se não tiver um, pode cortar com uma faca lembrando-se que as fatias devem ficar transparentes. Coloque as fatias por três minutos numa vasilha com água fervendo (mas fora do fogo). Enxugue e tempere com sal..
Faça rolinhos recheados com os patês ensinados acima, ou com fatias de tomate temperado, ou com pedacinhos de ricota, ou com fatias de berinjela cozida e temperada, ou com salsicha de peru ou frango, ou pedaços de pimentão vermelho temperado. Deixe sua imaginação comandar. Fica ótimo como petisco.
@@@
Quer outra variação?
Pegue os rolinhos acima e cubraós com uma lata de molho de tomate e coloque por cima uma colher (sopa) rasa de queijo ralado e leve ao forno...
@@@
Abobrinha italiana também é ótima para um bom prato de massa. Use pouco macarrão e capriche na quantidade de abobrinha.
Veja a receita:
Duas abobrinhas italianas cortadas em fatias no sentido longitudinal e divididas depois ao meio também no sentido do comprimento
100 gramas de parpadelle já cozido (1 xícara de chá bem cheia)
1 filete de aliche picadinho
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) azeite
sal
Passe o azeite nas abobrinhas e no alho usando um pincel ou então calce luvas de borracha e use as mãos para passar o azeite (é uma forma de “economizar” o uso). Leve ao fogo, misture o aliche até derreter e ai junte o macarrão. Bom apetite. Dá duas porções, cada uma delas com cerca de 160 calorias...

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Delicias com uma simples abóbora amarela



Esta é uma receita muito simples, de baixas calorias e deliciosa. E ainda por cima permite várias versões. A idéia original é de minha amiga Kátia Azevedo, mas modifiquei aqui para ficar dentro do espírito “corta calorias” do blog. Pode ser feita com qualquer tipo de abóbora amarela (como a japonesa cabotiá ou cabochan- aquela com gomos -ou a abóbora a paulista). Só não serve a abóbora-moranga. Pode ser consumida sozinha como um lanche salgado, mas também substitui muito bem o pão acompanhando, por exemplo, um prato de carne e carne e salada de folhas verdes e serve ainda de sobremesa na sua versão doce...

A abóbora que tem apenas 40 calorias por 100 gramas pertence à família das curcubitáceas (plantas rasteiras ou trepadeiras), a mesma da melancia, do melão, do chuchu e do pepino, além da abobrinha, é claro. Sua origem é a América Central. A abóbora é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2) e vitamina C. Ela também é rica em minerais, como fósforo, potássio, cálcio, silício, magnésio, ferro e cloro. Aqui vão 4 receitas diferentes.
Vamos precisar de 1 abóbora amarela cortada em fatias de entre 3 e 5 cm de espessura. Vamos ficar com dois tipos de rodelas umas inteiras que são mais bonitas e outras no formado de aro por causa da parte das sementes. Mas as duas podem ser usadas. Fure a fatia com um palito para o tempero “entrar” melhor.
Agora é só escolher o tempero nas três versões abaixo e passar uma boa camada em cima delas espalhando de preferência com um pincel culinário. Depois é levar ao forno numa forma levemente untada. Cobrir com papel alumínio e assar por 10 minutos, Verifique se está no ponto picando com um palito para ver se está macia.

Abóbora sabor alho:
-4 dentes de alho amassados
-1 colher (café) rasa de pimenta do reino moída, de preferência branca.
-1 colher (sopa) de sal
-sálvia, alecrim, salsinha a gosto
-azeite suficiente para fazer uma pasta. Misturar tudo. Espalhar sobre a abóbora e assar.

Abobora sabor oriental:

-1 colher (sopa) de molho de soja
-1 colher (sopa) de óleo de gergelim
-1 colher (chá) de sal
-2 dentes de alho amassados
-1 colher (chá) de gergelim ralado
-1 colher (café) de adoçante para forno e fogão
-azeite suficiente para fazer uma pasta.

Abóbora Doce
-adoçante a gosto
-1 colher (sobremesa) de mel
-canela em pó

Deixar as fatias de abóbora já furadas com o palito de molho em água com adoçante forno e fogão a gosto por 1 hora. Enxugar levemente com papel toalha. Colocar numa forma untada levemente e passar com um pincel uma camada de mel diluído em água (se quiser use mel puro, mas será mais calórico. Uma colher (sopa) de mel tem 62 calorias). Assar por 10minutos coberta com papel alumínio. Tirar do forno. Misturar uma colher (sopa) de canela em pó com 2 colheres (sopa) de adoçante de forno e fogão e peneirar a mistura sobre as fatias de abóbora ainda quentes. Comer depois que esfriar...
Por fim a receita original da Kátia Azevedo para quem está em paz com as calorias: Abobora cabochan assada com sálvia, alho e cebola, regada com azeite e manteiga. Sirva com gengibre ralado, um fio de mel, sal e pimenta a gosto. Para completar salpique lascas de parmesão e nozes.

domingo, 11 de abril de 2010

A arte de eliminar calorias



Dietas são sempre longas e se as enchemos de “medidas restritivas”, reduzindo os tipos de alimentos permitidos, muito difíceis de levar adiante. É claro que as dietas de restrição, como a que elimina carboidratos, costumam dar muito certo, mas são para quem quer emagrecer poucos quilos. Para nós, gordos, não funcionam. Ficam para uma segunda fase quando já estivermos no peso que queremos e dermos alguma escapadinha...
Por enquanto temos que encontrar formas de manter uma alimentação diversificada e que incorpore todos os alimentos que realmente gostamos. Mesmo os calóricos. O segredo está em diminuir as quantidades e desenvolver a arte de eliminar as calorias dos pratos calóricos. Diminuir o uso do óleo/azeite é o primeiro passo. E para isto incorpore à sua cozinha dois objetos fundamentais: pincel culinário e luvas de borrachas.
A partir de agora no lugar de despejar as colheres de óleo na panela para refogar os legumes ou a carne, coloque as luvas despeje a metade do óleo ou azeite que ia usar nas mãos e esfregue nos legumes ou nos pedaços de carne. Envolva-os bem e, aí, sim os coloque na panela. Quer fazer um molho de tomate??? Pegue o tomate, cebola, alho, salsinha. Pique tudo. Passe uma colher (café) de azeite nas mãos enluvadas e envolva todos os ingredientes antes de colocá-los na panela... Quer “fritar” um ovo? Pegue a frigideira antiaderente, molhe o pincel em uma colher de café de azeite/[óleo e unte-a com carinho. Para assar, use o mesmo pincel para untar a frigideira.
Deu vontade de comer batatas fritas? Corte-as, calce as luvas de borracha, passe nelas uma colher (chá) de óleo/azeite e envolva-as delicadamente. Unte uma assadeira usando o pincel e leve ao forno por cerca de dez minutos. Ai vire-as de lado e deixe mais 10 minutos. Além de batata inglesa, faça o mesmo com batatas-doce (são mais calóricas, mas de índice glicêmico mais baixo e, portanto mais saudáveis), mandioquinha (batata-baroa ou cenoura amarela), e cará (inhame). Se for usar mandioca. cozinhe-a antes, mas os outros tubérculos vão diretamente para o forno, crus.
Na foto acima estão todos eles. Ficam deliciosos. Limite a quantidade e consuma-as apenas ocasionalmente... Ficam macios por dentro e crocantes por fora. E tubérculos são importantes na alimentação como garantem, especialmente, as medicinas que vieram do Oriente.
Aqui as calorias por 100 gramas:
-mandioca: 142
-batata doce: 125
-batata inglesa: 78
-cará/inhame: 66
São deliciosos. Ainda bem que nascemos depois da descoberta das Américas... Pois com exceção do cará que veio do sudeste asiático e chegou ao Brasil através da África, todos os outros tubérculos citados acima nasceram aqui nas Américas Central e do Sul.
Em tempo: existe um produto não calórico que unta formas e é vendido em sprays. Se quiser, é uma opção também... Mas não dá gosto ao alimento.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Bolo de chocolate: todo mundo merece




2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara de azeite ou óleo de milho ou canola
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara e meia (chá) de leite semi-desnatado
2 ovos
1 xícara (chá) de adoçante em pó para forno e fogão
1/2 xícara de cacau em pó (chocolate sem açúcar, veja bem a embalagem)


Cobertura:
2 iogurtes diet.
2 colheres de adoçante em pó para forno e fogão
Suco de meio limão
1 clara em neve

Bater no liquidificador o óleo, o leite, as gemas, o adoçante e o cacau. Coloque numa tigela e misture a farinha e o fermento. Misturar bem, manualmente. Bater as claras em neve e acrescentar mexendo delicadamente. Colocar em uma assadeira untada e enfarinhada e levar ao forno médio pré-aquecido. Para ver se está assado, uns 20 minutos depois, espetar um palito, que deve sair limpo.
A cobertura é com o nosso velho conhecido, o iogurte. Deixe, por no mínimo seis horas, o iogurte escorrendo numa peneira forrada com um tecido fino ou num coador permanente para café (não serve outro tipo de coador). Misturar o adoçante e o suco de limão e bater bem. Acrescentar a clara em neve. Quando o bolo estiver frio, cubra-o com esta cobertura.
Observações:
-Prove a massa e a cobertura para ver se está doce o suficiente para você. Se quiser aumente o adoçante... mas sem exagerar para não ficar amargo.
-Uma fatia de 100 gramas (bem grossinha) não ultrapassa as 200 calorias

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Lentilha feita com amor


Esta é a adaptação light da receita de lentilha da minha amiga Valéria Borges. Foram diminuídas as quantidades de alguns ingredientes e substituídos outros por similares mais magros, mas o ingrediente principal continuou igual: o amor. A Valéria garante que sem uma dose grande de amor a lentilha dela, que é famosa entre os amigos, não ficaria tão boa...

A lentilha, ao lado do trigo e da cevada foi um dos primeiros alimentos a serem cultivados pelo homem. Na região onde hoje é a Síria, pesquisadores encontraram grãos de lentilha em sítios arqueológicos que datam de 9.200 a.C. a 7.500 a.C.

Rica em proteína, a lentilha é um bom alimento que não pode faltar na nossa dieta. Mesmo dieta de emagrecimento. Leguminosas como a lentilha são importantes por conterem carboidratos, que garantem energia para o funcionamento do corpo e do sistema nervoso e, também, proteínas, que são 'construtoras de tecidos' no organismo, além de alto teor de ferro, vitaminas tipo B e fibras. Procure sempre consumir as leguminosas com alimentos ricos em vitamina (laranja, limão, acerola, goiaba), pois esta vitamina ajuda na absorção do ferro pelo intestino.
O jeito então é procurar diminuir as calorias, consumindo uma quantidade menor e substituindo os alimentos mais calóricos. Do jeito que bolamos aqui uma porção de duas conchas médias (e este tamanho médio é importante) vai ficar em torno de 270/300 calorias. Razoável para um prato único.
Ingredientes:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
alho amassado a gosto
50 gramas de bacon (parte da carne) em cubinhos
200 gramas de lingüiça de peru defumada em cubinhos
1/2 xícara de lingüiça calabresa em cubinhos
½ quilo de lentilha
1 lata pequena de tomate pelado ou 1 caixinha de milho de tomate
1 cebola em rodelas finas

Agora a forma de fazer no estilo da minha amiga Valéria:

Forro o fundo da panela de pressão com azeite extra virgem (nada de óleo), coloco bacon (bacon c/+ carne... se possível nada de gordura), lingüiça em rodelas, cebola e alho... muito de tudo (sou exagerada mesmo...principalmente no quesito alho...RS)... Aí coloco a lentilha (que estava de molho em água fervente por 2 horas) mais água quente (passando a lentilha uns dedos apenas... pra cozinhar e deixar um caldo grosso) e mais uma caixinha de molho de tomate (polpa)... pode substituir por tomates frescos sem pele e sem semente....ou então acrescentar aqueles italianos sem pele que vêm em lata (usei uma lata deles no réveillon + a caixinha do molho em polpa)!

DEPOIS... é só colocar no prato ou tigela...
E eu sugiro servir sobre um fundo de couve picada fino e refogada... (ou crua)

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Creme de milho verde diet


O creme de milho verde é, sem duvida, um dos doces prediletos dos brasileiros. Antigamente esperava-se com ansiedade o tempo das espigas de milho novas para se fazer... Ainda bem que hoje elas são encontradas o ano todo. Também depois do liquidificador este doce ficou muito mais fácil de fazer, pois não é mais necessário ralar a espiga do milho num ralador manual.

O creme de milho verde pode ser congelado sem perder o paladar e é muito facilmente descongelado: 15 minutos fora do freezer ou, se quiser quente, cerca de um minuto no microondas. E usando os ingredientes certos consegue-se baixar bastante as calorias. Vamos usar duas espigas de milho grandes de 130 calorias cada, um litro de leite desnatado de 360 calorias e, se necessário para dar ponto, uma colher (sopa) rasa de creme de milho que tem dez calorias. Total 630 calorias que serão divididas em 10 porções de 63 calorias cada. Nada mal, não é???
Vamos à receita:
-2 espigas de milho grande de cerca de 20 cm cada
-1 litro de leite desnatado
-1 pitada de sal
-4 colheres (sopa) bem cheias de adoçante para forno e fogão (prove para ver se esta do seu gosto)
-1 colher (sopa) rasa de creme de milho se for necessário para dar ponto de mingau bem grosso. Depois de frio fica com consistência de pudim.
-canela em pó para polvilhar (se for congelar deixe para colocar a canela na hora de servir).
Retirar os grãos da espiga com uma faca. Basta colocar a espiga em pé, segurar numa extremidade e passar a faca por baixo dos grãos. Sai fácil, fácil...
Colocar os grãos e a espiga “descascada” de molho no leite por meia hora para dar gosto ao leite. Separar ¼ de xícara do leite caso precise usar o creme de milho. Se não precisar, acrescente este leite no final.
Retirar as espigas,
Bater no liquidificador o leite, os grãos de milho, o adoçante e o sal. Coar.
Colocar numa panela e levar ao fogo mexendo sempre até dar ponto de mingau grosso. Vigie para não queimar e ficar com gosto de fumaça... Se não der ponto de mingau grosso –fica aparecendo o fundo da panela quando mexe- após cinco minutos de fervura acrescentar o creme de milho misurado ao leite para não empelotar. Cozinhar por mais 15 minutos. Dividir em tacinhas individuais e polvilhar com canela em pó.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dica para o feriado


Entre as coisas que aprendi ao longo desta dieta, que faço desde outubro de 2009, é que o corpo agradece à rotina, tanto na alimentação quanto nos exercícios. O corpo não gosta de “compensações”, tipo “não malhei hoje, amanhã malho em dobro” ou “comi demais hoje, amanhã fico em jejum”.Os resultados são ínfimos. Se sair do normal, esqueça e recomece normalmente no dia seguinte. Mas não use o feriado como desculpa para sair da dieta. Mesmo no feriado procure manter a rotina. Ainda dá tempo de programar uma boa caminhada para amanhã cedo... Ainda dá tempo de encher a geladeira de petiscos magros, de escolher um bom livro ou alugar um bom filme se for ficar em casa. Ainda dá tempo de ou programar a visita a um amigo ou parente... Pense como magro neste feriado. Encha o dia com atividades para ficar longe da comida. Você vai se sentir ótimo amanhã.