click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Bifum e shitake, gostoso e diet


Uma das primeiras providências que tomei quando comecei a “Dieta Dissociada” há um mês (com excelentes resultados, veja o post neste blog) foi inventar receitas criativas para o almoço, composto de carboidratos e sem nenhuma proteína. Não queria ficar naquela de arroz com alguns legumes e verduras, todos os dias. Ai foi procurar algumas sugestões entre os adeptos da comida naturalista e entre algumas culturas como a indiana que valoriza pratos sem carne.
Há muito como variar e aos poucos vou colocar as receitas aqui.
Uma das formas mais simples é procurar alimentos que têm “gosto” de carne. É como dizem os meteorologista quando explicam que a temperada estava a “x” graus mas a “sensação térmica” estava a “Y”. Alguns alimentos como a berinjela e o shitake dão uma “sensação palativa” (de paladar, acho que acabo de inventar a palavra ou pelo menos o seu sentido) de carne, pela textura principalmente.
Por exemplo, refogue berinjela com a casca em cubos, junto com tomate picado, salsinha e cebolinha, cebola em fatias, pimentões também picados e faça um belo sanduiche no pão integral.
Hoje temos aqui uma receita muito gostosa de massa com berinjela e rúcula. Experimente.

A receita Bifum com shitake


1 xícara de bifum cozido (é aquele macarrão de arroz japonês bem fininho. Muito fácil de fazer. Basta jogar água quente na massa crua de acordo com as instruções da embalagem)
1 xícara de shitake cortado em fatias (tire os cabinhos antes)
1/3 de um maço de rúcula.
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de shoyo
2 colheres (sopa) de Mirim (saquê para cozinha)
3 dentes de alho
Primeiro prepare o bifum de acordo com as orientações da embalagem. Pode cozinhar tudo e dividir em porções individuais para congelar. Depois é só retirar as porções e usar com os molhos prediletos. O bifum fica bom tanto em pratos quentes quanto em saladas.
Refogue o shitake no azeite, com o alho. Misture o shoyo e o mirim. Vai cozinhar rapidamente. Se necessário coloque duas colheres (sopa) de água.
Misture ao bifum.
Pique a rúcula grosseiramente e acrescente ao prato na hora de servir...

2 comentários:

João Carvalho disse...

Deve ficar muito bom esse heim!

Camila disse...

Essa receita deve ficar divina.