click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vale a pena pensar


Em uma entrevista à revista Veja (15/11/2010), Brian Wansink, professor da Universidade Cornell, onde coordena o Laboratório de Alimentos e Marcas, aborda alguns pontos interessantes a se pensar numa dieta. A começar sobre o excesso de variedade dos alimentos consumidos que sempre nos ensinam como facilitador da dieta. A opinião dele é contrária. “Variedade é um dos maiores perigos para uma dieta”, afirma.
O professor estuda a influência de fatores ambientais nos hábitos alimentares. Segundo ele comemos hoje mais que antigamente. Para comparar o tamanho das porções, ele analisou 52 representações da Santa Ceia, pintadas ao longo dos tempos e concluiu que os pratos aumentam sem parar há séculos.
Veja alguns trechos da entrevista:
Por que comemos tanto?
É uma questão de disponibilidade e de preço baixo. Quem observar a questão nos países em desenvolvimento verá que as pessoas estão gastando 25% menos do que gastavam com alimentação há cinquenta anos, e comendo mais. Nos Estados Unidos dos anos 60, a família típica gastava 24% da sua renda com alimentação. Hoje, gasta 6%. Os preços fi caram muito mais acessíveis. Sem falar na facilidade: não é preciso ir muito longe, o supermercado está ali na esquina. Nem sequer é preciso ir à lanchonete comprar refrigerante, porque no local de trabalho há uma máquina só para isso.

Por que comemos mal?
É mais conveniente. Ao chegar em casa com fome, é mais fácil comer um prato pronto que não demanda descascar, cortar, cozinhar. Infelizmente, é também o mais calórico.

Por que tanta gente faz dietas malucas, como passar dias tomando sopa, ou comendo abacaxi, ou papinha de bebê, e efetivamente perde peso?
Comer a mesma coisa dia após dia, mesmo que seja batata frita, rapidamente enjoa e a pessoa vai comer cada vez menos. Variedade é um dos maiores perigos para uma dieta.

De que forma?
Existe uma coisa chamada saciedade sensorial específica. Isso quer dizer que enjoamos rapidamente de um tipo só de comida. Imagine um banquete no qual a pessoa come muito e acha que vai explodir se ingerir mais alguma coisa. Mesmo assim, quando chega a sobremesa, ela aceita. Significa que está saciada de comidas salgadas, mas não de doces. No caso contrário, se comer só sobremesa, vai se cansar rápido de tanto açúcar. Tendo isso em mente, até uma dieta de torta de maçã, e só torta de maçã, emagrece.

Existem milhares de dicas para facilitar dietas. Quais são as suas?
Em nossas pesquisas, identificamos cinco zonas de perigo para quem faz dieta. A primeira: comer muito durante a refeição. A segunda: beliscar. A terceira: comer além da conta quando vai a um restaurante. A quarta: comer ou beber demais em festas. A última: comer na mesa de trabalho, em frente ao computador, ou no carro, dirigindo. A primeira coisa num regime é descobrir qual a zona de maior perigo daquela pessoa. identificado o problema, metade da batalha está ganha. Depois, é só adotar as mudanças necessárias, sem muito sofrimento.

A patrulha da gordura às vezes exagera?
Acredito que sim, em especial na questão da obesidade infantil e dos gastos da saúde pública ligados ao excesso de peso. O número de mortes decorrentes da obesidade é um dos indices mais vagos que existem. Não sou da corrente que exagera para criar uma crise.

Um comentário:

Rodrigo Rocha disse...

Olá passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom