click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

domingo, 9 de maio de 2010

Oden, cozido japonês que aquece a alma


Na nossa lista dos “1001 Cozidos do Mundo” chegamos hoje ao Japão na sexta receita da série. O escolhido foi o Oden, o mais popular cozido japonês, vendido em barracas nas ruas de Tóquio sempre que chega o inverno. Ele é um daqueles cozidos que “levantam a moral, dão uma força extra, nos aquecem por dentro” e, por isso, as carrocinhas ficam cheias de gente depois de uma festa.
Como todo cozido que se presta, cada um tem sua receita. Tanto que nas carrocinhas japonesas cada ingrediente que o compõe é servido em vasilhas separadas –mas todos cozidos no molho escuro que é à base do Oden- para que cada um se sirva à vontade. O principal ingrediente é o nabo. Mas pode se acrescentar outros tubérculos. O inhame, por exemplo. Depois vêm os bolinhos de peixe e frutos do mar (como são fritos, o Oden aqui do blog optou por incluir apenas pedacinhos de peixes, sem fazer os bolinhos), tofu (na receita original é frito, mas vamos ficar com ele ao natural). No final, se quiser, coloque um pouco de karashi, a deliciosa mostarda japonesa, por cima.
Oden
2 xícaras (chá) de nabo em fatias
2 inhames (ou batatas) em fatias
4 folhas de alga kombu
2 ovos cozidos em fatias
1 xícara de konnyaku (pasta de raiz konnyaku encontrada em lojas de produtos japoneses) cortado em pedaços. Se não achar ou não quiser, o ingrediente é opcional. Pode substituir por 1 xícara de macarrão japonês.
2 xícaras (chá) de tofu cortado em quadradinhos
1 xicara de pedaços de peixes (de um só ou variado, uma boa opção para aproveitar sobras) e/ou de frutos do mar.
1 xícara (chá) de tomate picado
1 xícara (x) de repolho picado
5 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
½ xícara de mim (o saque japonês para cozinhar)
4 copos de dashi (caldo de peixe, que pode ser comprado pronto ou feito em casa com flocos de peixe, que se encontra em mercearias japonesas, 4 copos de água e alga kombu)
Coloque em uma grande panela o dashi com as folhas de kombu e os outros ingredientes do tempero. Leve ao fogo e quando começar a fervura colocar o nabo e; ou outros tubérculos e legumes. Quando estiver cozido colocar o peixe, o ovo e o tofu. Depois dessa segunda leva a panela não deve mais ferver, apenas cozinhar lentamente até os ingredientes pegarem o gosto do caldo.
Na hora de servir cubra com bastante cebolinha picada. O caldo é muito escuro e a cebolinha coopera no visual final. Se sobrar para o dia seguinte, fica melhor ainda.

Nenhum comentário: