click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O delicioso e eclético Pisto Manchego


Acabo de descobrir um prato muito saboroso da cozinha espanhola. O nome é meio estranho à primeira vista: “Pisto Manchego”, mas é fácil de fazer, de baixas calorias e muito saudável, além, claro, de ser delicioso. Trata-se de um parente do famoso Ratatouille francês, só que nascido na região da Mancha (aquela do Dom Quixote, por isso o epíteto “manchego”), na Espanha e pode ser servido como acompanhamento de pratos de carne, de embutidos (como salsichas), com ovos (fritos no original, mas pochês no caso do blog) ou como uma pasta sobre uma fatia de pão...
É um prato vegetariano, mas há a opção de se misturar uma lata de atum ao final. Haja versatilidade...
A primeira receita do Pisto Manchego eu aprendi num episódio da série de TV “Spain... on the Road again” (passa na Fashion TV) em que a atriz hollywoodiana Gwyneth Paltrow, o chef ítalo-americano Mario Batali, o critico de gastronomia, Mark Bittman e a atriz espanhola Claudia Bassols passeiam pela Espanha num divertido tour culinário. Depois vim a descobrir, nas receitas disponíveis na internet e Youtube, que o Pisto Manchego da série
(é este ai sobre torradas segundo foto do site do programa www.spainontheroadagain.com) não é o “original”. Mas, com certeza, achei o mais gostoso.
Resolvi então colocar aqui duas receitas, a da TV e uma mais tradicional.
O pisto manchego nasceu pelas mãos dos camponeses da região da Mancha (Espanha) e muito provavelmente era preparado ao ar livre com os produtos da horta mais próxima, variando os ingredientes a cada estação. Até hoje o autêntico leva obrigatoriamente pimentões verdes e vermelhos, tomates, abobrinha, cebola e alho misturados no azeite. Mas estes ingredientes podem ser trocados ou ter outros acrescentados dependendo da região, da temporada e do gosto pessoal. Numa busca pela internet descobri até receita que usa batatas. A berinjela é encontrada em muitas versões, em algumas delas substuindo a abobrinha.
AS RECEITAS
Como disse a receita que achei mais interessante foi a apresentada no programa de TV. Como os ingredientes são assados fica um gosto de defumado delicioso. Vamos lá.
PISTO MANCHEGO DA TV:


Ingredientes:

4 tomates maduros
2 berinjelas
4 pimentões vermelhos
2 cebolas vermelhas
1 cabeça de alho (por minha conta)
2 colheres (sopa ) de azeite (na receita original é um 1 / 4 xícara mas estamos de dieta)
sal e pimenta do reino moída
Coloque numa assadeira, forrada com papel aluminio e pincelada com azeite, os tomates, berinjelas, pimentões, o alho e a cebola, todos inteiros e com as cascas. Asse em forno alto por cerca de 50 minutos ou até ficar tudo muito macio.Os pimentões devem ficar com a pele completamente preta para a retirarmos com facilidade. O ideal é colocar tomates e alho depois de uns 10 minutos..
Despele os pimentões (coloque =os num saco plástico e esfregue bem) e os tomates e descasque as cebolas. Esprema o alho pra qeu saia de dentro da casca. Corte as berinjelas ao meio e retire com uma colher toda a massa do seu interior. Pique tudo em pedacinhos , e depois passe grosseiramente por um espremedor (tipo chinois) ou por um processador. Rapidamente, apenas para amassar. Junte o azeite e tempere a gosto com sal e pimenta do reino. Se quiser dê uma refogada final para incorporar o azeite mas não é preciso. Em tempo: eu tirei a pele dos pimentões, mas na TV eles deixaram.

AGORA A RECEITA TRADICIONAL

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 abobrinha
1 berinjela
2 dentes de alho picadinhos
1 lata de atum (opcional)
2 colh. (sopa) de molho de tomate
Sal,orégano, sálvia a gosto
Atua em lata (opcional para misturar no final)

Leve o azeite para esquentar. Adicione a cebola e os pimentões picados.
Tempere com sal e o alho picadinho. Acrescente a abobrinha picada em cubos e depois. a berinjela com casca cortada em quadradinhos.
Adicione o molho de tomate, o orégano e a sálvia. Deixe cozinhar mais um pouco e, se quiser, coloque o atum.
Pode servir mais crocante com os pedaços mais inteiros ou cozinhar até desmanchar inclusive usando um amasador de batatas...Como preferir...

Nenhum comentário: