click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Carpaccio de berinjela


Receitas com a versátil berinjela não faltam e este falso carpaccio é uma forma simples e muito gostosa de prepará-la.
A berinjela é um alimento rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B3; é uma importante fonte de betacaroteno e possui também uma boa quantidade de sais minerais, como potássio, cálcio, ferro cobre e magnésio. Seu consumo ajuda a reduzir o colesterol. E, alegria das alegrias, tem apenas 20 calorias por 100 gramas.
Segundo alguns historiadores, seu cultivo começou como planta ornamental na Índia há cerca de quatro mil anos (ainda bem que algum dia algum curioso resolveu experimentá-la e se encantou com seu sabor único). Chegou à Europa no século XIII trazida pelos árabes. Por fim, uma curiosidade: a bernjela pertence à mesma família do pimentão. Sabia disto???
Vamos lá para nossa receita:
2 berinjelas
2 tomates
1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
2 colheres (sopa) de alcaparras (opcional)
suco de um limão
sal
Pimenta-do-reino
Alho
Azeite (atenção a berinjela chupa todo o azeite e para nossa receita não ficar calórica sugiro usar um desses substitutos de óleo zero calorias para cozinhar. Esses óleos podem ser encontrados em qualquer bom supermercado. Existe inclusive com sabor de azeite. E ai use apenas um fio de azeite extra-virgem por cima.
Tire a pele dos tomates mergulhando-os rapidamente em água quente. A pele vai sair fácil. Tire as sementes e pique os tomates. Refogue com alho, sal, pimenta do reino (pouco azeite, lembre-se) e reserve.
Corte as berinjelas com a casca em fatias bem fina. A sombra da faca deve aparecer quando estiver cortando as rodelas. Leve à frigideira untada e tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe dourar por 2 minutos. Vire e deixe dourar do outro lado. Coloque as fatias num prato formando uma escama. Por cima, coloque o tomate picado, as alcaparras e as folhas de manjericão. Regue com o azeite de oliva e suco de limão. Pode servir fria.

Nenhum comentário: