click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

domingo, 3 de abril de 2011

O pão mais magro do mundo




Olá... Estamos de volta. Quem acha que fiquei tanto tempo longe porque havia desistido da dieta se enganou. Aqui estou de volta e cinco quilos mais magra. Acontece que um excesso de tarefas-e um pouco de preguiça-me mantiveram afastada do blog o que espero não vai acontecer mais.
Para comemorar a volta aqui está a receita do pão mais magro do mundo: usa apenas farinha e água e uma porçãozinha mínima de azeite. É um pão indiano e eles usam manteiga que troquei pelo azeite por motivos óbvios. Mas chega de conversa e vamos para a receita:
Chapati
1 xícara (chá) de farinha integral
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
3/4 xícara (chá) de água morna
1 colher (café) de azeite de oliva
Numa tigela, misture as farinhas e o sal.
Adicione a água e o azeite e trabalhe bem a massa até que não grude nas mãos. Não coloque toda a água de uma vez e se, no final a massa estiver muito seca acrescente aos poucos, mais água morna para que a massa fique fofinha.
Polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo e trabalhe bem a massa para dar elasticidade. Faça uma bola, coloque numa tigela ligeiramente untada com azeite e cubra com um pano úmido.
Deixe descansar por 30 minutos.
Divida em 10 bolas e abra em discos bem fininhos com um rolo de macarrão.
Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque os discos, um por vez, e asse. A massa vai inchar um pouco e formar algumas bolhas (não tanto como conseguem os indianos que têm o forno próprio para isto). Vire o disco e deixe até dourar.
Com um pincel, espalhe um pouco de azeite num dos lados do pão. Se quiser pode temperar o pão com ervas.
Pode guardar a massa na geladeira e assar cada pão na hora de usar. Só deixe a massa degelar um pouco. Também dá para guardar o pão.

3 comentários:

João Carvalho disse...

Caramba!

Júlia disse...

Puxa querida! Vc salvou minha pele! Para organizar minhas finanças, paraei de usar o cartão de crédito e uso apnas o dinheiro para o indispensável até que duro o mês todo. Esse mês a grana acabou e ainda faltam 7 dias para o próximo pagamento. Decidi: não vou pedir a ninguém! Vou segurar minha onda. Aqui em casa para almoço e janta tem arroz integral e sardinha em lata, mas prara lanche não havia nada. Abri despensa e só havia: farinha, azeite, sal e adoçante. rsrs... Bingo! Nem acredito que achei ssa receita com os ingredientes exatos por aqui. Já vou preparar meu pãozinho árabe aqui! Como diria minha sábia mãe, morre-se dura, mas não se perde a pose! U_û Agora nem perco a pose, nem morro dura! rsrs... Beijos!

Irene disse...

Muito bom, inventei esse pão quando morei em morro de São Paulo Bahia, é para fazer economia, variar e comer saudável, esse pão é prático e pode ser comido com diversos acompanhamentos, fica ótimo com banana da terra frita com canela e açúcar, com ovos mexidos, etc...
Ótima receita