click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Colorindo a mesa com gelatinas criativas





Não pense em gelatina apenas como aquela sobremesa sem graça de nossa infância ou como uma insossa comida de hospital. Gelatinas podem se transformar em sobremesas saborosas de baixissimas calorias que ajudam a preencher o “vazo interior” do estômago, nas horas mais aflitivas ... Elas são uma excelente alternativa para o lanchinho pre-almoço pois ajudam de fato a dar a sensação de saciedade. Especialmente se no lugar da gelatina tradicional usarmos o ágar-ágar, extraído de algas marinhas e que é rico em fibras vegetais, que atuam na regularização das funções intestinais, proporcionando um suave efeito laxante. O ágar-ágar para uso culinário pode ser encontrado em lojas de produtos japoneses e, inclusive, adquirido pela internet. Além disto o ágar-ágar não precisa de geladeira e pode se tornar um ótimo lanchinho para se levar ao trabalho.
Mas tanto a versão tradicional quanto a da gelatina de algas são ótimas opções.
A gelatina tradicional é um produto extraído do colágeno, especialmente do colágeno bovino e é rica em aminoácidos, fundamentais para os ossos e a articulação. A gelatina fortalece as unhas, cabelos e ajuda a hidratar a pele. Um organismo saudável necessita de colágeno para a manutenção do tônus muscular e de uma pele firme, com uma reposição diária de aproximadamente 1g por quilo de peso corporal. Pesquisas mostram que, por volta dos 25 anos, o organismo começa a diminuir a produção de colágeno... Com a gelatina podemos ajudar...Já o ágar-ágar é extraido de algas marinhas e por assimilar grande quantidade de minerais da água do mar, é rico em fósforo, iodo e sais minerais (P, Fe, K, Cl, I), além de conter celulose e uma pequena quantidade de proteínas. É ainda bastante rico em fibras vegetais, que atuam na regularização das funções intestinais, proporcionando um suave efeito laxante. Por isso, é comumente utilizado em dietas com baixo teor calórico. O ágar-ágar,inclusive, lidera uma dieta surgida na Ásia e conhecida como dieta Kanten (um tipo de ágar-ágar), que hoje é usada por muitos nutricionistas ocidentais. Basicamente coma uma gelatina de ágar-ágar meia hora antes do almoço e meia hora antes do jantar. Este tipo de alga triplica o seu volume quando ingerido, devido à absorção de água e.."enche" o estômago.. Como é composto por cerca de 80% de fibras, contribui para o controle do peso tanto pela substituição do alimento, como possivelmente também pelo efeito laxativo. Existem também alegações que terá alguma eficácia contra a diabetes.

Bem, com tantos beneficios as gelatinas de origem animal ou vegetal ainda fornecem uma enorme variedade de sabores. E hoje vamos falar apenas das sobremesas.As gelatinas salgadas ou “aspics” ficam para uma próxima postagem...Pra preparar a gelatina tradicional siga as indicações do fabricante.Para o ágar-ágar, misture um pacotinho (5 mg) em um copo de água e deixe ferver por 3 minutos. Retire do fogo e espere uns cinco minutos. Depois é só misturar com dois copos do suco de fruta de sua preferência. E nem precisa levar à geladeira.Só se quiser.
Para tornar as gelatinas saborosamente interessantes devemos usar a criatividade. Hoje em dia existem dezenas de sabores diferentes mas procure sempre inovar. Vão ai algumas dicas:
1-sempre misture dois sabores da gelatina industrializada. Por exemplo morango e abacaxi ou tangerina e framboesa.
2-Como estamos usando gelatina dietética acrescente adoçante para forno e fogão a gosto.
3-coloque a gelatina em taças em três camadas de sabores e cores diferentes. Demora um pouco porque é necessário esperar firmar (o ágar-ágar é bem mais rápido).

4- faça um creme de iogurte (coloque um copo de iogurte diet para escorrer num coador de café desses permanentes ou num pano de prato fino por pelo menos quatro horas. Fica uma massa em ponto de patê. Bata com duas colheres de adoçante para forno e fogão. Coloque por cima como se fosse um chantilly.
5-Todos os sucos em latas, garrafas ou polpas de frutas congeladas podem se transformar em gelatinas.
6-Faça vários sabores de cores diferentes de uma vez,corte em cubos e misture fazendo uma salada colorida.

7-uma opção deliciosa: suco de tamarindo com ágar-ágar ou gelatina sem sabor.Misture pedaços grandes de abacaxi...

8-limonada suíça (um limão batido com casca no liquidificador em um copo de água) também fica excelente.Tem um sabor ácido,adulto,muito bom...Decore com raspinhas de limão...
9-quer uma sobremesa mais encorpada??? Faça a gelatina do sabor que quiser mas usando um copo de água a menos.No lugar coloque um iogurte diet.Misture bem, use adoçante de forno e fogão.Uma musse deliciosa...
10- faça como na receita anterior e acrescente uma xícara de leite de coco...hummm...
11-use vasilhas bonitas.... gelatina se come também com os olhos.
Bem, como prometi as gelatinas salgadas (ou aspics)para uma próxima postagem vou terminar esta com um saboroso aspic, doce, de frutas.
5 colheres (sopa) de gelatina em pó incolor sem sabor ou dois pacotinhos de ágar-ágar
500 ml de água
100 ml de vinho branco (opcional)
1 ou 2 gotas de corante vermelho
1 xícara (chá) de melão picado
1 xícara (chá) de maçã picada
1 xícara (chá) de abacaxi picado
Polpa de 1 maracujá grande
1 xícara (chá) de morangos picados
Suco de 1 limão.
Prepare a gelatina e misture o corante.Coloque uma camada fina no fundo de uma forma de bolo ou pudim e se for gelatina tradicional leve por 20 minutos à geladeira. Adoce as frutas com adoçante e misture o suco de limão e o vinho (opcional). Arrume as frutas intercaladas como se fosse uma salada de frutas por cima da camada de gelatina na forma. Jogue o restante da gelatina mexendo com um garfo ou a ponta de uma faca para a gelatina envolver bem as frutas. É só esperar gelar....Saboreie.

2 comentários:

Cleide disse...

Regina, vc me animou mto com sua perda de peso. Já fiz várias anotações e vou sair agora, p/ comprar o q preciso p/ iniciar a dieta. Estou rezando e pedindo forças aos céus, para conseguir....Minha autoestima está baixissima, preciso perder muuiitooss quilos. Gostaria mto de poder "ir falando" c/ vc. Bj, Cleide

Anônimo disse...

Впечатляющая статья, как скоро ожидается поступление обновлённого материала и вообщем стоит ждать ?