click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

domingo, 3 de janeiro de 2010

Caldo de alho-poró à Mireille Guiliano


No livro “As Mulheres francesas não engordam” (Editora Campus) que todos nós, homens e mulheres, devemos ler - pois não se trata de um livro de “dietas” mas de uma excelente explanação sobre uma saudável filosofia de vida –

a autora Mireille Guiliano ensina uma receita do médico de família dela ideal para desintoxicar o organismo, perder líquido e dar um ponta-pé inicial, com estilo, depois das comemorações do fim de ano. Reservei o próximo final de semana para faze-la. Não será a primeira vez e os resultados são sempre ótimos...

Em tempo: Mireille Guiliano é uma alta executiva da Maison Veuve Clicquot, autora de vários livros sobre o que podemos “francesmente” chamar “art de vivre” (arte de viver) entre eles, este “As mulheres francesas não engordam” em que ela relata, no estilo de um blog, sua experiência pessoal de como perdeu uns quilinhos extras adquiridos nos Estados Unidos quando era adolescente.
Trata-se de um caldo de alho-poró que deve ser a alimentação única durante um fim de semana. É fácil de fazer: Pegue dois quilos de alho-poró e corte em rodelas. Só deixe de fora as pontas verde escuras muito duras. Coloque numa panela e cubra com água e deixe ferver por cerca de meia hora. Coe. Reserve o alho-poró cozido.
O caldo deve ser bebido de duas em duas horas, uma xícara de cada vez. Nas refeições, ou sempre que sentir fome, coma o alho-poró cozido na proporção de meia xícara de cada vez. Ele pode ser temperado com azeite, limão, sal (pouco) e pimenta do reino.
E porque o alho-poró??? No caso pelo seu poder de suave diurético natural, mas seus benefícios para a saúde não param por ai. Do mesmo género que o alho e a cebola tem praticamente todas as qualidades de propriedades deles, ajuda a proteger o coração e as artérias e previne a a pressão alta.
O alho poró tem propriedades estimulantes que auxiliam o alivio da congestão nasal e dos brônquios. Alem disso, como todos os membros da família do Allium, possui propriedades anticépticas que protegem contra resfriados e dores de garganta. È rico em celulose (fibras) e em potássio, magnésio, ferro e cálcio, assim como em vitaminas B e C. Como caldo, é também um alimento rico em nutrientes que repõem os minerais perdidos em diarréias Além disto tudo cada unidade grande, com cerca de 80 gramas, tem apenas 35 cal.
O alho-poró era já utilizado pelos antigos egípcios, gregos e romanos que depois levaram o vegetal a diversas partes da Europa. As propriedades medicinais do alho poró são reconhecidas há milhares de anos. A Bíblia refere-se ao alho poró, mencionando a falta que ele fazia aos judeus durante a travessia pelo deserto. Desde então, o alho poró é reconhecido como um remédio popular para o sistema respiratório.
Os antigos gregos já o recomendavam para melhorar a voz, e a historia conta que o Imperador Nero, por alguns dias no mês, só comia alhos poró e óleo para manter a voz e fazer boa figura nos festivais de canto que ele mesmo promovia.

Não gosta de alho-poró? O livro traz a receita da Sopa Minosa, em que ele é “escondido” entre outros vegetais como cenoura aipo, nabo, couve-flor (250 gramas de cada) um pé de alface emeia xícara de salsa. Tudo cozido e temperado como a redieta de alho-poró puro. Pode até, segundo o livro, colocar dois ovos cozidos picados.
Mas a mágica mesmo é o puro caldo de alho-poró.

Nenhum comentário: