click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

E que tal um rosbife???


Pobre carne vermelha!!! Anda, com razão, mal afamada, e enfrenta problemas que vão da vaca louca ao alto colesterol e, assim, vai, aos poucos, sendo banida das mesas mais preocupadas com uma alimentação saudável. Mas não sejamos radicais, muitos de nós não abrem mão dela e não podemos nos esquecer que desde os tempos mais remotos ela tem sido a principal fonte natural de proteína animal na alimentação do homem, além de ser rica em ferro, vitaminas do complexo B e fibra.
Para seus incontáveis adeptos uma boa opção é o “inglesissimo” rosbife, muito bom de se ter na geladeira (ou freezer) para quem está fazendo dieta. É uma das formas mais saudáveis de consumir a carne se o prepararmos no forno. O ideal é que fique bem rosado por dentro mas quem preferir pode deixar a carne mais tempo no forno.
Para cada meio quilo calcule 20 minutos de forno quente. Corte em fatias bem finas. Cerca de 100 gramas de rosbife terá entre 180 a 200 calorias dependendo do corte utilizado. Os melhores são o filé, o contra-filé e a maminha da alcatra.
Os ingleses, que o inventaram, comem rosbife há séculos e o prato teve seu auge na era elizabetana.

Um viajante, Henri Misson, relata sobre sua estadia em Londres nesta época: "é prática comum, mesmo dentre as pessoas mais abastadas, comer uma enorme peça de carne assada aos domingos, que elas engolem até não poderem mais e comem o resto frio ao longo dos outros seis dias da semana”.
Bem vamos ser mais delicados e ficar nas 100 gramas por vez. Para acompanhar, vegetais das mais diversas cores: pimentões, cebolas, cenouras, brócolis, etc e etc, cozidos no vapor e servidos com um levíssimo molho de azeite de oliva. Como estamos de dieta, claro, vamos deixar de lado o molho da carne.
Abaixo uma receita simples e muito saborosa de rosbife;
500 gramas de maminha, contra-filé ou filé mignon
1 colher ( sopa) de mostarda
3 colh. (sopa) de molho inglês
3 colh. Sopa) de azeite
2 dentes de alho
1 colh. (café) de páprica
1 pitada de noz moscada
5 pimentas-do-reino em grão
1 colh. (sobremesa) de alecrim
1 colh (sobremesa) de sal

Limpe a carne, retirando a gordura. Misture a mostarda, o sal, o molho inglês,o azeite, a pimenta, o alecrim, a páprica, os dentes de alho picados e coloque tudo dentro de um saco plástico junto com a carne. Mexa bem o saco plástico para misturar tudo. Deixe na geladeira por, no mínimo, duas horas. Tem gente que amarra a carne com um cordão para que ela não mude de formato. Eu dispenso. Mas fica ao gosto de cada um.
Sele a carne numa frigideira com pouco óleo e em fogo alto. Depois, leve a carne ao forno pré aquecido, na temperatura máxima Retire do forno e deixe a peça esfriar para que os sucos retornem ao seu centro. Fatie bem fino. E bom apetite...

Nenhum comentário: