click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

domingo, 11 de abril de 2010

A arte de eliminar calorias



Dietas são sempre longas e se as enchemos de “medidas restritivas”, reduzindo os tipos de alimentos permitidos, muito difíceis de levar adiante. É claro que as dietas de restrição, como a que elimina carboidratos, costumam dar muito certo, mas são para quem quer emagrecer poucos quilos. Para nós, gordos, não funcionam. Ficam para uma segunda fase quando já estivermos no peso que queremos e dermos alguma escapadinha...
Por enquanto temos que encontrar formas de manter uma alimentação diversificada e que incorpore todos os alimentos que realmente gostamos. Mesmo os calóricos. O segredo está em diminuir as quantidades e desenvolver a arte de eliminar as calorias dos pratos calóricos. Diminuir o uso do óleo/azeite é o primeiro passo. E para isto incorpore à sua cozinha dois objetos fundamentais: pincel culinário e luvas de borrachas.
A partir de agora no lugar de despejar as colheres de óleo na panela para refogar os legumes ou a carne, coloque as luvas despeje a metade do óleo ou azeite que ia usar nas mãos e esfregue nos legumes ou nos pedaços de carne. Envolva-os bem e, aí, sim os coloque na panela. Quer fazer um molho de tomate??? Pegue o tomate, cebola, alho, salsinha. Pique tudo. Passe uma colher (café) de azeite nas mãos enluvadas e envolva todos os ingredientes antes de colocá-los na panela... Quer “fritar” um ovo? Pegue a frigideira antiaderente, molhe o pincel em uma colher de café de azeite/[óleo e unte-a com carinho. Para assar, use o mesmo pincel para untar a frigideira.
Deu vontade de comer batatas fritas? Corte-as, calce as luvas de borracha, passe nelas uma colher (chá) de óleo/azeite e envolva-as delicadamente. Unte uma assadeira usando o pincel e leve ao forno por cerca de dez minutos. Ai vire-as de lado e deixe mais 10 minutos. Além de batata inglesa, faça o mesmo com batatas-doce (são mais calóricas, mas de índice glicêmico mais baixo e, portanto mais saudáveis), mandioquinha (batata-baroa ou cenoura amarela), e cará (inhame). Se for usar mandioca. cozinhe-a antes, mas os outros tubérculos vão diretamente para o forno, crus.
Na foto acima estão todos eles. Ficam deliciosos. Limite a quantidade e consuma-as apenas ocasionalmente... Ficam macios por dentro e crocantes por fora. E tubérculos são importantes na alimentação como garantem, especialmente, as medicinas que vieram do Oriente.
Aqui as calorias por 100 gramas:
-mandioca: 142
-batata doce: 125
-batata inglesa: 78
-cará/inhame: 66
São deliciosos. Ainda bem que nascemos depois da descoberta das Américas... Pois com exceção do cará que veio do sudeste asiático e chegou ao Brasil através da África, todos os outros tubérculos citados acima nasceram aqui nas Américas Central e do Sul.
Em tempo: existe um produto não calórico que unta formas e é vendido em sprays. Se quiser, é uma opção também... Mas não dá gosto ao alimento.

Nenhum comentário: