click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Lentilha feita com amor


Esta é a adaptação light da receita de lentilha da minha amiga Valéria Borges. Foram diminuídas as quantidades de alguns ingredientes e substituídos outros por similares mais magros, mas o ingrediente principal continuou igual: o amor. A Valéria garante que sem uma dose grande de amor a lentilha dela, que é famosa entre os amigos, não ficaria tão boa...

A lentilha, ao lado do trigo e da cevada foi um dos primeiros alimentos a serem cultivados pelo homem. Na região onde hoje é a Síria, pesquisadores encontraram grãos de lentilha em sítios arqueológicos que datam de 9.200 a.C. a 7.500 a.C.

Rica em proteína, a lentilha é um bom alimento que não pode faltar na nossa dieta. Mesmo dieta de emagrecimento. Leguminosas como a lentilha são importantes por conterem carboidratos, que garantem energia para o funcionamento do corpo e do sistema nervoso e, também, proteínas, que são 'construtoras de tecidos' no organismo, além de alto teor de ferro, vitaminas tipo B e fibras. Procure sempre consumir as leguminosas com alimentos ricos em vitamina (laranja, limão, acerola, goiaba), pois esta vitamina ajuda na absorção do ferro pelo intestino.
O jeito então é procurar diminuir as calorias, consumindo uma quantidade menor e substituindo os alimentos mais calóricos. Do jeito que bolamos aqui uma porção de duas conchas médias (e este tamanho médio é importante) vai ficar em torno de 270/300 calorias. Razoável para um prato único.
Ingredientes:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
alho amassado a gosto
50 gramas de bacon (parte da carne) em cubinhos
200 gramas de lingüiça de peru defumada em cubinhos
1/2 xícara de lingüiça calabresa em cubinhos
½ quilo de lentilha
1 lata pequena de tomate pelado ou 1 caixinha de milho de tomate
1 cebola em rodelas finas

Agora a forma de fazer no estilo da minha amiga Valéria:

Forro o fundo da panela de pressão com azeite extra virgem (nada de óleo), coloco bacon (bacon c/+ carne... se possível nada de gordura), lingüiça em rodelas, cebola e alho... muito de tudo (sou exagerada mesmo...principalmente no quesito alho...RS)... Aí coloco a lentilha (que estava de molho em água fervente por 2 horas) mais água quente (passando a lentilha uns dedos apenas... pra cozinhar e deixar um caldo grosso) e mais uma caixinha de molho de tomate (polpa)... pode substituir por tomates frescos sem pele e sem semente....ou então acrescentar aqueles italianos sem pele que vêm em lata (usei uma lata deles no réveillon + a caixinha do molho em polpa)!

DEPOIS... é só colocar no prato ou tigela...
E eu sugiro servir sobre um fundo de couve picada fino e refogada... (ou crua)

Um comentário:

Anônimo disse...

AMEI!!!! Muito fofo, Rê!!!!!
Eu queeeeeroooooo!
Faz assim: qdo eu for aí vc faz pra mim e...qdo vier aqui eu faço procê! COMBINADO ????!!!!!
Vem logo então!!!!
Ô dilicia, sô!!!!

Ass.: Léla...Lelinha...Valéria Borges!!!