click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2010 vai ser nosso ano


Vamos começar 2010 com muita alegria e entusiasmo e que nosso principal projeto seja ser feliz. Vamos investir em nós mesmos e ser como queremos ser: magrinhas, gordinhas (magrinhos e gordinhos também), do nosso tamanho. Quem quiser perder uns quilinhos, como eu resolvi, aqui neste blog tem um método sem dor, próprio para quem gosta de comer e acha que “mórbido” como a medicina insiste em chamar quem tem quilos extras não tem nada a ver conosco....
Achei que este era um bom momento para falar de uma das pessoas mais interessantes que já conheci:Wilma Kövesi, professora de culinária, autora de livros, colunista de gastronomia, e que costumava dizer que se interessava por comida porque as pessoas que gostam de comer são pessoas felizes. “Ninguém cozinha quando está triste” me disse uma vez a bem humorada Wilma, numa entrevista. “Atuando nesta área estou sempre cercada de pessoas felizes” dizia ela que criou a uma escola de culinária maravilhosa que coloca grandes chefs que atuam ou visitam o País frente a frente com gastrônomos e gourmets amadores, gente que gosta de cozinhar em casa para amigos, que tem prazer em estar na cozinha, e andava atrás de boas técnicas... Hoje, a talentosa filha Betty continua à frente da escola, a Wk Cozinha (http://www.wkcozinha.com.br/) em São Paulo, mas é impossível entrar lá sem se lembrar do sorriso encantador de Wilma. Ela tinha bem o espírito deste blog, feito por uma pessoa que adora comida e destinado a quem adora comida também e resolveu emagrecer sem abrir mão dos prazeres da vida. Veja só esta história dela: aos 10 anos de idade, sua mãe - uma excelente dona-de-casa, mas que não gostava de cozinhar - pediu-lhe para bater uma cobertura de suspiro. Wilma ficou tão encantada com a cobertura a ponto de comer uma xícara inteira....
Blog de gordinhos bem humorados que não devem deixar de ler a Veja.Com, o site da revista Veja, que esta semana traz um excelente material sobre o Fat Pride, o direito de ser gordo sem sofrer preconceito, movimento que vem crescendo no Brasil. Só para dar um gostinho veja ai uma das entrevistas do rico material da Veja.Com:
Quilos extras? Americano diz que é saúde30 de dezembro de 2009
Por Natalia Cuminale

"Uma pessoa gorda pode ser tão ou mais saudável do que uma magra", afirma Glenn Gaesser, autor do livro Big Fat Lies: The Truth About Your Weight and Your Health (Mentiras deslavadas: a verdade sobre seu peso e sua saúde), professor de fisiologia do exercício e diretor do Programa Exercício e Bem-Estar da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. A opinião de Gaesser vai contra o que diz a maioria dos médicos. Na entrevista abaixo, concedida por e-mail, ele defende a polêmica tese.
O senhor acha mesmo possível ser saudável e gordo ao mesmo tempo?
Definitivamente. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que apenas um terço de homens e mulheres considerados obesos (utilizando o IMC, índice de massa corpórea, como parâmetro) corria um risco cardiovascular considerado normal. Em contrapartida, entre 20% e 30% das pessoas com o IMC saudável tinham um perfil anormal, com riscos de problemas no coração. Portanto, cerca de um terço dos americanos considerados obesos são mais saudáveis do que até um terço das pessoas com IMC normal.
Todos sabem que a prática regular de exercícios físicos faz bem à saúde. Na sua visão, isso também é válido para quem está gordo?
Os benefícios dos exercícios ocorrem em pessoas de todos os tamanhos. O exercício por si só não resulta em muita perda de peso, mas melhora a saúde.

Alguns médicos dizem a seus pacientes que eles vão morrer mais cedo se não perderem peso. Isso é verdade?
Não necessariamente. Somente pessoas com o IMC muito elevado correm risco significativamente maior de sofrerem morte prematura. Se as pessoas gordas se exercitassem regularmente, teriam mais chances de viver mais do que pessoas magras que não se exercitam. O exercício é mais importante que a magreza.
O senhor acha que os médicos deveriam encorajar as pessoas a emagrecer?
Eles deveriam encorajá-las a serem fisicamente ativas e a ter uma dieta saudável.
Em sua opinião, por que as mulheres se importam tanto com o corpo magro?
O desejo de ser magro é um fenômeno cultural. Essa pressão está em todos os lugares, na moda, na academia, na imprensa e ainda pode ser reforçada em casa, com mães obsessivas e amigos preconceituosos.
A obesidade é uma doença que mata? É preciso se preocupar com uma epidemia da obesidade?
Obesidade não é uma doença assassina, mas ganho excessivo de peso é, para a maioria das pessoas, o marco de um estilo de vida imprudente. É o estilo de vida – marcado pela combinação de dieta pobre e sendentarismo – que mata. As pessoas precisam saber das consequências de seus comportamentos. Uma alimentação inadequada e pouco exercício físico levam ao ganho de peso e a maioria das pessoas não ficará feliz com isso. O melhor jeito de evitar engordar é ser ativo e comer alimentos saudáveis durante toda a vida.

Nenhum comentário: