click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O santo vinagrete







Está para existir, em toda a culinária mundial, um molho tão básico e, ao mesmo tempo, tão versátil quanto o vinagrete. O que é ótimo para quem gosta de boa comida e, especialmente para aqueles que, como nós, precisa aliá-la às famigeradas baixas calorias. Afinal, considerando-se sua composição básica - três partes de vinagre (de vinho, de maçã, de arroz, de xerez), uma de azeite ou óleo (de girassol ou amendoim) pimenta do reino e sal - uma colher (sopa) do molho teria ai por volta de 25 calorias contra, por exemplo, 90 calorias do azeite puro ou 40 a 50 calorias da maionese industrializada. E isto sem levar em conta que podemos, a bem da dieta - e que nos perdoem os puristas- substituir parte do azeite (e não do vinagre como se faz habitualmente) por suco de alguma fruta (limão, laranja ou outras), o que deixa a conta das calorias a nosso favor ainda melhor.
Vinagrete é primeiramente um excelente molho para saladas de folhas verdes, mas também acompanha muito bem vegetais frios (tomate, aspargo, couve-flor, alho-poró, coração de alcachofra) e ainda carnes vermelhas e brancas assadas e peixes e frutos do mar cozidos em court-bouillon (caldo aromático) ou no vapor. Pode ser usado em pratos prá lá de sofisticados como é o caso do “vinaigrette de coral”, uma sugestão do chef Alain Ducasse (que acumula com seus afamados restaurantes inacreditáveis 18 estrelas Michelin) em que o coral da cabeça das lagostas deve ser batido com azeite , mostarda e balsâmico. O molho é usado para recobrir lagostas cozidas, servidas sobre feijão branco. Da próxima vez que for preparar uma, já sabe... Muuito mais light que o tradicional molho de manteiga, né??? E isto sem contar uma incrivel receita do premiado Erick Jacquin, “maître cuisinier de France” e chef do La Brasserie de São Paulo, o “vinaigrette de feijão” que podemos tranformar num prato principal.
A origem do molho é muito antiga. Na Babilônia já se temperava a salada, provavelmente colhida nos lendários Jardins Suspensos, com uma mistura de óleo e vinagre que, depois, no antigo Egito, ganhou o acréscimo de especiarias orientais. Mas o vinaigrette como o conhecemos hoje é definitiva e tipicamente um molho francês, definido pelo dicionário Larousse Gastronomique como “um molho frio feito a partir da mistura de vinagre, azeite, pimenta e sal e ao qual podem ser acrescentados diversos outros ingredientes como echalotas, cebolas, ervas, alcaparras, alho, anchovas, ovos, mostarda, etc”. E também tomate picadinho, sasinha e cebolinha como gostamos nós brasileiros.
Básico, mas nem por isso o vinagrete prescinde de uma boa técnica para ficar saboroso. Pra começar, um bom vinagrete depende, naturalmente, de um bom vinagre. O sabor azedo do vinagre, diz o já citado chef Alain Ducase representa “a ponta de emoção, o picante comportado... o indispensável complemento da harmonia gustativa dos quatro sabores” e isto se evidencia, com certeza, num bom vinagrete.
O Larousse Gastronomique traz receita de Raymond Olivier ( 1909 – 1990) que foi chef e proprietário do legendário restaurante Le Grand Vefour, de Paris. De acordo com esta receita, o primeiro passo é colocar o sal numa vasilha e dissolve-lo com uma colher de vinagre pois o sal não se dissolve bem no azeite. Depois, acrescentar três colheres de vinagre e uma de óleo/azeite e a pimenta do reino. Acrescentar, depois, os outros complementos como ervas, mostarda, alho. Misturar vigorosamente para emulsionar... Bata o vinagrete com um batedor de arame ou coloque em uma garrafa tampada e agite bem.
No blog do David Lebovitz, um americano que vive em Paris, e faz uma interessante página de gastronomia na web, encontrei uma receita do tradicional “vinagrete de mostarda” que acho perfeita:
1 / 8 de colher de sal grosso
1 colher de sopa de xerez ou de vinagre de vinho tinto
1 / 2 cebola pequena, descascada e picada
1 / 2 colher ( chá) de mostarda de Dijon
45 ml a 60 ml de azeite
ervas frescas, se desejar
Em uma tigela pequena, misture o sal, o vinagre e a cebola. Deixe repousar por cerca de dez minutos. Misturar, então, a mostarda de Dijon e o azeite. Se quiser crescentar ervas frescas, é melhor cortar e misturá-las na hora de servir para que conservem o sabor. O www.davidlebovitz.com é mais voltado para sorvetes e doces mas traz também receitas interessantes de outras áreas e merece uma visita.
E pode se fazer vinagrete de aceto balsâmico ou não??? Esta é uma discussão. Há quem, como Ducasse, considere o balsâmico uma tempero completo em si. Outros gostam de usá-lo num vinagrete. A receita: ½ xicara de balsâmico, uma pitada de adoçante, 1 dente de alho esmagado, 1 colher (sopa ) de mostarda de Dijon, pimenta do reino, ervas picadas.
Bem, e agora, o nosso vinagrete brasileiro , o “vinagrete de cebola” criado para acompanhar nosso churrasco: 4 cebolas picadas em pétalas finas, uma colher (chá) de adoçante de forno e fogão, sal a gosto, ¾ copo de vinagre, ¼ de copo de azeite, pimenta do reino moida. Escolha uma ou duas ervas para misturar: orégano, manjericão, salsinha ou alecrim ficam ótimos. Também bem tropicais são as versões com polpa congelada de frutas como maracujá e caju. Use a receita tradicional e substitua 1/3 do azeite (já que estamos de dieta) pelos suco dessas frutas. Outra receita bem brasileira é o “vinagrete de pastel de feira” de São Paulo. Picar o mais fininho possivel (sugiro que use o triturador) o repolho, o tomate e a cebola, até inteirar uma xicara de cada um e temperar com o vinagrete básico. Se quiser, acrescente uma pimenta dedo-de-moça também minusculamente picada. Deixe o pastel de lado que é muito calórico e consuma como salada.
Agora a mais famosoa versão agridoce deste molho, o “Vinagrete de Framboesa” : misturar bem 100g de geléia light de framboesa, 40ml de vinagre de maçã, 30ml de água, 20 ml de azeite, sal e pimenta do reino. Coar. É ótimo acompanhando salada de folhas e queijo camembert ou brie (só uma pequena fatia fina, por favor). Se não achar a geléia, mas encontrar a framboesa congelada, bata no liquidificador com a água da receita e depois misture os outros ingredientes. Outra versão agridoce é o “Vinagrete de mel” :1 xícara (chá) de óleo girassol, ½ xícara (chá) de vinagre de maçã, 1 colher (sopa) de molho de soja, tomilho, sal, pimenta do reino moída.
O site do azeite espanhol ensina um gostoso “Vinagrete de maçã” que leva
1 tomate médio, 1 maçã vemelha, 2 colheres (sopa) de salsinha picada ,1 cebola média,,4 colheres (sopa) de vinho branco, 5 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino moida na hora a gosto. Pieue tudo pequenininho e misture bem.
Podemos fazer também um vinagrete oriental com 4 colheres (sopa) de azeite, 2 colheres (chá) de gengibre ralado, 2 dentes de alho, ¼ xícara de vinagre de arroz, 2 colheres (sopa) de molho de soja, 1 colher (sopa) de oleo de gergelim, uma pimenta dedo-de-moça picada bem fininho, 1 colher (chá) de adoçante dietético. Emulsionar.

Pra terminar o “vinaigrette de feijão” do chef Erick Jacquin que vale como refeição principal. A receita abaixo serve 4 pessoas:
4 camarões grandes limpos
200g de feijão-carioca
100g de cebola picada
4 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de vinagre branco
Pimenta-do-reino branca a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto
Pitadas de flor de sal (se achar, senão use sal comum)
Cenoura e alho-poró para decorar
Ervas frescas (manjericão e alecrim)

Cozinhe o feijão em água e tempere-o apenas com sal, pimenta e azeite. À parte, pique a cebola, a salsinha e a cebolinha. Acrescente esses temperos ao feijão já cozido. Acerte o sal, a pimenta e adicione o azeite. Por último, coloque o vinagre branco. Reserve. Em uma frigideira, aqueça um pouco de azeite. Tempere os camarões com sal e pimenta branca moída na hora. Coloque-os para dourar na frigideira. Em uma tigelinha funda (estamos de dieta e não usamos prato fundo), coloque o feijão e por cima um camarão Para decorar, acrescente cenoura e alho-poró cortados em finas tirinhas. Finalize com as ervas frescas.

10 comentários:

Anônimo disse...

Right away I am ready to do my breakfast, later
than having my breakfast coming again to read more news.


Also visit my homepage: garcinia cambogia

Anônimo disse...

I like it when folks get together and share views. Great blog, continue the good work!


My web page ... No2 maximus reviews

Anônimo disse...

What's up, yup this piece of writing is genuinely pleasant and I have learned lot of things from it about blogging. thanks.

Here is my page Adorna

Anônimo disse...

Every weekend i used to pay a quick visit this web
page, because i want enjoyment, as this this web site conations
actually good funny stuff too.

Feel free to surf to my web blog ... Muscle Core X

Anônimo disse...

Hello, just wanted to say, I loved this post. It was practical.
Keep on posting!

my blog ... Green coffee reviews

Anônimo disse...

I would like to thank you for the efforts you have put in penning this website.
I really hope to view the same high-grade blog posts from you later on as well.
In fact, your creative writing abilities has inspired me to
get my very own website now ;)

my web site :: pure raspberry ketones

Anônimo disse...

I'm really impressed with your writing skills and also with the layout on your weblog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Anyway keep up the nice quality writing, it's rare to see a great blog like this one these days.



Also visit my site ... Green Coffee Cleanse

Anônimo disse...

What a data of un-ambiguity and preserveness of precious familiarity concerning unexpected feelings.


my webpage: Leanspa acai

Anônimo disse...

Hello! I'm at work surfing around your blog from my new iphone 4! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts! Keep up the outstanding work!

Feel free to visit my homepage ... Pureberry Max Trial

Anônimo disse...

Hi there! This post couldn't be written much better! Going through this article reminds me of my previous roommate! He always kept talking about this. I most certainly will forward this information to him. Fairly certain he'll have
a good read. Thanks for sharing!

Here is my web site; Raspberry ketone