click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Desleixo e água de feijão



Provavelmente quem leu o título vai pensar que eu quis dizer “água no feijão” e não “água de feijão”. Mas não é verdade. “Colocar água no feijão” é uma expressão jocosa brasileira para brincar com convidados inesperados. O feijão é o ingrediente símbolo da culinária brasileira e é consumido diariamente de norte ao sul do País (como aliás em outros países latino-americanos). Colocando-se mais água nele, ele vai render mais e o convidado inesperado pode participar da refeição da família ...Junto com o arroz, também consumido diariamente, faz a dupla "feijão com arroz" que no Brasil além de prato do dia-a-dia também significa tudo que é corriqueiro.
Já a “agua de feijão” é um caldinho maravilhoso para quem está de dieta... Cozinha-se o feijão, coa-se, separando os grãos de um lado e a água do outro. O caldinho “água de feijão” é esta água em que os grãos foram cozidos...É diferente do caldo do feijão em si em que a água do cozimento é batida no liquidificador com os grãos. Também é deliciosa e eu já dei a receita aqui mas é evidentemente muito mais calórica...
A vantagem da água de feijão é que ela praticamente não tem calorias....e fica muito boa quando refogada com alho e uma pimenta dedo-de-moça tudo, minusculamente picado e sal (pouco o feijão absorve muito).. No final acrescente salsinha desidratada... Os melhores feijões neste caso são o jalo e o rosinha que dão caldo mais bonito, mas qualquer um serve. Se a opção for o feijão preto substitua, se quiser, o sal por um tablete de caldo de feijoada Knorr.
Ando meio desleixada com o regime, naquela fase do “que chatisse” , saindo da dieta toda semana, e ficando naquela mesmice do não engorda mas também não emagrece... Resolvi reagir e vou encher meu freeser de coisas light, diet e gostosas... Vou passar estes dois dias cozinhando, adoro. Já fui fazer compras em quatro locais diferentes (adoro também) e manhã ainda vou à feira...Adoro mexer com comida e fazê-la é uma forma de ficar envolvia com ela sem apenas ficar sentada comendo... Fazer compras e cozinhar queimam calorias...
Bem sempre que faço isto cozinho de uma vez um pacote de um quilo de feijão, divido em porções individuais e congelo sem nenhum outro preparo. No dia que for comer a porção decido se vou só refogar os grãos, se vou bater no liquidificador ,etc. E deixo para temperar na hora. Fica com gosto de novo. Dia de cozinhar é também o dia de fazer a “água de feijão”: é ótima para ficar bebericando enquanto cozinho sem cair na tentação de provar os outros pratos em demasia... É só refogar cada litro de água de feijão, em uma colher (sopa) de azeite, dois dentes de alho e uma pimenta dedo-de-moça picados bem miudinho.
A primeira vez que pensei na água de feijão como uma possibilidade de alimento para uma dieta foi numa reunião dos Vigilantes do Peso.Na minha fase de sanfona frequentei muitas vezes os vigilantes... Mas chegava uma hora que cansava, largava tudo, engordava. Depois voltava.Mas até hoje acho que de todos os grupos que resolveram ganhar a vida explorando os gordinhos, eles são os mais sérios...Bem um dia uma das participantes lançou a pergunta na reunião: a´água de feijão pode à vontade??? E eu pensei: é mesmo, pode...
Porque parei de frequentar os Vigilantes ??Porque fiquei velha (tenho 62 anos). Quando você começa nos Vigilantes eles te dão uma meta do peso a alcançar.Ai depois de mais velha (uns 55 anos) fui lá e em vez de me dar uma meta a atendente é que me perguntou “quantos quilos você quer perder” e me explicou quando a olhei com cara de espanto que a partir de uma determinada idade era a pessoa que decidia.Senti que esles estavam desistindo de mim.... Senti preconceito. E fiquei muito danada...Eu não desisti de mim até hoje e não admito que alguém ou algum grupo desista...E os larguei de vez....
Mas voltemos ao feijão: o homem come feijão pelo menos desde a idade do bronze, ele é nativo das Américas do norte ao sul e era consumido pelos índios desde o inicio dos tempos, mas há também feijão originário da Ásia que se espalhou pela Europa e África.. Foram encontradas referências aos feijões na Idade do Bronze, na Suíça. As ruínas da antiga Tróia revelam evidências de que os feijões eram o prato favorito dos robustos guerreiros troianos.
O feijão é um excelente alimento, muito rico nutricionalmente, fornecendo proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Na alimentação dos brasileiros, o feijão, por seu baixo custo é a principal fonte de proteína, seguido, em importância, pela carne bovina.

Nenhum comentário: