click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Meditação, teletransporter e balanço geral




No dia 2 de fevereiro deste ano publiquei aqui no nosso blog um post a que dei o título “À espera do teletransporter magro” em que explicava que estava testando três alternativas apresentadas nas revistas e sites especializados como auxiliares do emagrecimento: a “Ração Humana”, o chá de hibiscos e o copo de água morna com suco de um limão, em jejum,
Emagrecer não achei que emagrecessem, inclusive porque estou numa fase de emagrecimento lento, mas de dois deles não abro mão nunca mais.
Vamos ao balanço:
-Chá de hibiscus: não achei nenhuma vantagem extra. Talvez possa ser checado sozinho.
-Limão com água morna: aprovado desde o primeiro dia acaba com qualquer mal estar matinal, como dor ou peso no estômago ou dor de cabeça.
- Ração Humana: Excelente para regularização do intestino. E olha que eu tenho problemas tão graves que o médico havia me pedido ima colonoscopia. Que nem vou precisar mais fazer... São duas colheres de Ração Humana (uma mistura de grãos naturais e energéticos) que devem ser dissolvidas em iogurte, leite ou suco de fruta e tomada como substituto do café da manhã. Eu acrescentei duas ameixas ao suco...
Eu adoro café da manhã e então dei uma invertida. Tomo a Ração Humana meia hora depois do limão com água morna e na hora do lanchinho antes do almoço tomo o café com uma fatia de queijo ou uma fatia de pão integral “temperada” com molho de tomate light ou pasta de iogurte light (coloque o iogurte num saco de pano e deixe escorrer por no mínimo 6 horas e tempere).
A Ração Humana é fonte de fibras, vitaminas e minerais que dão a sensação de saciedade, já que as fibras formam uma espécie de "gel" no estômago ocupando espaço e diminuindo o apetite.
As misturas variam de fabricante a fabricante e podem também ser feitas em casa. Optei por uma marca sem açúcar mascavo na fórmula porque sou diabética. Na Ração Humana que escolhi os ingredientes são quinoa, farelo de trigo, extrato de soja, aveia em flocos, gergelim, gelatina pura, linhaça marrom, levedo de cerveja, gérmen de trigo e cacau em pó. Tem 67 calorias por porção. De fato tira completamente a fome.

Existem variações na composição da Ração Humana, que pode ser comprada pronta. Quem quiser fazer em casa há muitas receitas na internet e optei por transcrever aqui uma da rede de lojas Mundo Verde que tem um trabalho sério na área de alimentação saudável.
Segundo o site da Mundo Verde a Ração Humana pode ser composta por:
Aveia em flocos - é um cereal altamente energético. Fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio e manganês. Rico em fibras solúveis, que auxiliam na redução da absorção de gordura e glicose pelo organismo.

Linhaça marrom - fonte de fibras, ácidos graxos ômegas 3 e 6, proteínas, vitaminas e minerais. Melhora o funcionamento do intestino, auxilia na digestão, redução dos níveis colesterol, triglicérides e glicose sangüíneas.


Gérmen de trigo - é a parte mais nobre do grão. Fonte de vitaminas A, E do complexo B, aminoácidos essenciais e sais minerais.
Açúcar mascavo - obtido do caldo de cana, sem processo de refino, contém cálcio, ferro, potássio, vitaminas e sais minerais.
Gergelim com casca - fonte de fibras, proteínas, gorduras insaturadas, vitaminas e cálcio.

Fibra de trigo - fonte de fibras que geram saciedade auxilia na melhora do funcionamento do intestino e na redução das taxas de colesterol e glicose.

Gelatina - o agar é uma gelatina obtida de algas marinhas. Ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo.

Cacau - rico em sais minerais, como ferro, magnésio, potássio e fósforo. Estimula a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Levedo de cerveja - fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, manganês, cromo e fósforo.

Guaraná em pó - a cafeína, presente em sua composição, é um potente estimulante do sistema nervoso central, melhora a capacidade de raciocínio e combate os cansaços físico e mental.

Extrato de soja em pó - obtido a partir da soja, é de fácil digestão, pouco calórico, não contém colesterol e possui quantidade de gordura reduzida. Fonte de cálcio, rico em fibras, proteínas e vitamina
Bem, eu já fiz desta também excluindo o açúcar porque sou diabética e o levedo de cerveja que acho engordante... Coloquei quantidades iguais. Com exceção do guaraná em pó que coloquei na proporção de 1 colher (sopa) do guaraná para cada 100 gramas de um dos cereais. Assim: faça a mistura com 100 gramas de cada ingrediente e acrescente 1 colher (sopa) do guaraná. É só bater no liquidificador e guardar num local bem tampado. O ideal é fazer junto com mais pessoas, pois rende uma quantidade grande
Bem, e enquanto o teletransporte ainda faz parte de nosso futuro resolvi voltar bem no passado e agora vou testar a meditação. Segundo os especialistas estresse engorda e muito e a meditação surge como uma ferramenta poderosa para combatê-lo, pois induz a um processo de relaxamento e atua diretamente no sistema nervoso.
Pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia observaram um grupo de 225 mulheres obesas durante dois anos a as submeteram a três programas distintos de emagrecimento, que incluíam técnicas de relaxamento, atividade física e orientação nutricional. O melhor desempenho foi do grupo que focou a meditação. Com a mente tranqüila as voluntárias deixaram de buscar um refúgio para os problemas na comida.
Bem eu já fiz muita meditação, mas ando parada e vou voltar agora. As técnicas de meditação são variadas e existem livros e mais livros e DVDs e CDs e paginas na internet para orientar. Eu gosto de me deitar confortavelmente na minha cama, com a barriga para cima, pés separados e braços abertos. Coloco uma música com som de mar ou música sacra ou –que adoro- música dos antigos celtas... Fecho os olhos e Imagino uma luz branca tomando conta do meu corpo, uma parte de cada vez: um pé, depois o outro; pernas, uma de cada vez; parte da frente do corpo, parte de trás; os braços, um de cada vez; a cabeça a começar do queixo até os cabelos. Quando me sinto relaxada começo a me imaginar andando por uma estrada
e vou colocando nela lembranças de locais que vi e achei lindos - uma cachoeira aqui, umas flores ali, arvores frondosas mais adiante, um regtocorrendo entre pedras- até chegar num local de calma absoluta. No meu caso é uma praia com um farol. Ali eu paro o tempo que quiser. Quando estava bem treinada eu fugia para este lugar toda vez que alguma coisa me chateava: às vezes até durante uma conversa difícil ou uma briga... Dá certo.
Vou fazer junto uma visualização criativa e vou fazer todo este percurso magra... Depois conto os resultados...

Nenhum comentário: