click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

EDITORIAL 2: Só carinho me convence

Eu quero emagrecer, claro, ou não estaria fazendo dieta e este blog. Mas isto às vezes me assusta. Por exemplo, não quero emagrecer e ficar parecida com Gillian McKeith, a nutricionista escocesa do programa “Você é o que você come” (entre outros)da TV mundial e que no Brasil é retransmitido pelo canal de TV paga GNT.
Ela é, para mim, aquele tipo detestável de pessoa que ganha dinheiro –e muito dinheiro- (no caso dela com programas de TV e livros) execrando os gordos. Ela é dessas pessoas que gostam de nos mostrar como seres de raciocínio infantil, prontos para levar umas palmadas, nojentos, capazes de engolir uma enorme quantidade de comida apresentada como lavagem para porcos, sempre com gases e anti-sociais... Gordo que assiste ao programa dela, para mim precisa melhorar muito a auto-estima. Para os magros, ela só reforça os estereótipos deles de que os gordos são responsáveis pelas doenças do século (pressão alta, diabetes e colesterol alto) que na verdade atacam gordos e magros. (Acusar os gordos disto é tão preconceituoso como acusar gays de serem responsáveis pela Aids e é apenas uma resposta idiota da medicina no lugar de assumir sua incompetência no assunto.)
Bem, o que eu quero dizer, é que vendo a Dra Gillian (na foto ao lado, super retocada está bonitinha) no programa de TV eu tenho medo de emagrecer e ficar parecida com ela: pele ressecada cobrindo os ossos, com muitas rugas e uma expressão de asco, de mal amada, de pessoa mesquinha, que está muuito longe do que sou ou desejo para mim...
Gordos comem mais do que devem porque compensam com a comida o vazio emocional. E isto é prova de que foram desrespeitados e mal amados, especialmente na infância. Porisso ficaria mais fácil sermos tratados com carinho. Como diz a canção “all we need is Love!", não é??? Mas pessoas como a Dra. Gillian só reforçam os estereótipos. Se dependenderem de mim pessoas deste tipo náo ganham nem um tostãozinho do meu "dinheiro gordo"... Se quiser, tem que me tratar muito bem...Programas como da dra. Gillian só fazem sucesso porque,extra maldade, a sociedade leva o gordo a ter baixa auto-estima. Mas a nossa reação começou..
Resolvi emagrecer de forma saudável e desde o dia 17 de outubro de 2009 estou seguindo uma trilha, tortuosa, às vezes difícil, às vezes fácil, cheia de desvios, mas muito, muito gratificante. Para isto sigo a dieta do 5-a-day criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de ter pelo menos cinco cores diferentes de alimentos nas minhas refeições durante o dia.
Como gosto de comida, e estudei e escrevi sobre o tema durante anos e me considero uma gourmand escrevo este blog para dividir com mais pessoas meu método e minhas receitas gourmets, adaptadas ao estilo low profile das baixas calorias.
Quero emagrecer sim, de forma saudável sim, mas não vou abrir mão da boa cozinha. Amo comer e acho que as pessoas que gostam de comida são pessoas melhores e mais ricas espiritualmente. Como dizia uma amiga que já citei aqui, a grande Wilma Kövesi (você vai achar muitas coisas sobre ela no Google) só pessoas felizes gostam de cozinhar...Só que estou aprendendo agora é comer pelo prazer e não substituir por comida o afeto que a vida dura e o karma pesado comuns a todos os obesos me legou. Estes vou aprender a lidar com eles, reduzindo-os à sua insignificância e agradecendo por eles terem me tornado a pessoa legal, interessante e única que eu sou.
Sempre fui muito gorda (o execrável “obesa mórbida” como a ciência gosta de nos chamar para esconder a própria incapacidade de tratar do assunto). Em tempo: esta é uma expressão que considero politicamente incorreta- só serve para manuais de medicina- e me recuso a aceitar e usar. “Mórbido” para mim é quem criou a expressão e o bambambam da execrável cirurgia bariátrica no Brasil que cito na na minha primeira postagem de 17/10/2009.
A Dra Gillian McKeith consegue resultados importantes e já ganhou até prêmios por sua contribuição para o combate ao câncer feminino na Inglaterra. E tem o seu valor. Mas acho seus métodos execráveis...
Para não dizer que não dou os merecidos créditos à ela,este é o “TESTE DE QUOCIENTE DE INTELIGÊNCIA ALIMENTAR” do livro dela “Você é o que você come” (Editora Alegro). De fato é muito bom e todo mundo deveria fazê-lo.

Responda sim ou não:

1 – Come pelo menos 1 fruta por dia?
2 – Come pelo menos 5 porções de hortaliças por dia?
3 – Come arroz, quinoa, painço, aveia ou outros cereais pelo menos 3 vezes por semana?
4 – Come 1 porção de hortaliças cruas por dia?
5 – Come sementes cruas pelo menos 3 vezes por semana?
6 – Usa algas marinhas nos seus pratos?
7 – Come peixe 2 vezes por semana?
8 – Mastiga bem os alimentos?
9 – Evita alimentos com conservantes, aditivos, colorantes?
10 – Evita alimentos que contenham açúcar ou feitos com açúcar?
11 – Quando está tenso, espera se acalmar para comer?
12 – Foi amamentado no peito?
13 – Reserva um tempo para comer apropriadamente, mesmo estando cansado ou ocupado? 14 – Faz desjejum todos os dias?
15 – Bebe 8 copos de água mineral ou filtrada todos os dias?
16 – Bebe cerveja, álcool, refrigerantes durante as refeições?
17 – Bebe água cerca de 25 minutos antes das refeições principais, em vez de beber durante?
18 – Consome uma dieta variada, em vez de comer os mesmos alimentos todos os dias?
19 – Bebe suco de hortaliças cruas pelo menos 1 vez por semana?
Pontuação: Some o número de respostas Sim.
Segundo ela, de 17 a 19 é um resultado excelente. De 12 a 16 , “nada mau poderia esforçar-se mais”.Mas a partir daí os julgamentos dela entram naquela linha de "raivosa reprovação divina” que, de fato, é absolutamente contra o que pensamos e nos negamos a reproduzir aqui.
A autora dá também uma lista de alimentos que devem ser consumidos em abundância que são na verdade muito parecidos com o preconizado na dieta 5-a-day que pode ser lida em uma nossa postagem de outubro de 2009 e é a dieta que este blog defende. Embora siga uma linha mais naturista, come apenas carnes brancas, por exemplo ... O livro vale ser lido, saltando as páginas do xingatório.

Nenhum comentário: