click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Frango coreano para saborear na Copa



Aqui vão dois pratos coreanos para acompanhar o jogo desta terça-feira, Brasil X Coréia do Norte. São de baixa caloria e podem ser consumidos ao longo dos 90 minutos da partida sem sentimento de culpa.
Como todas as cozinhas orientais, a da Coréia do Norte baseia-se na riqueza dos sabores, resultado da junção do salgado, do doce, do azedo, do ardido, tudo num mesmo prato. Embora não tenha a presença, no Ocidente, de cozinhas como a chinesa, a tailandesa e a japonesa, a culinária coreana vem ganhando espaço por ser extremamente saudável e com muitas receitas de baixas calorias.
A cozinha coreana usa muitos vegetais, macarrão feito dos mais diversos tipos de grãos, arroz e panquecas que servem para enrolar os alimentos na hora de comer, com o comensal recheando-as com uma infinidade de pequenos recipientes com quitutes diferentes. Mas os coreanos gostam tanto de verdura que até esta panqueca, às vezes, como acontece no churrasco coreano, o bulgogui é substituida por folhas de alface. Tofu, gengibre, alho, pimenta e pasta e molho de soja também estão muito presentes
O mais típico prato das duas Coréias (as diferenças das duas cozinhas são mais no modo de preparo, com alguma coisa regional como acontece em qualquer país) é o Kimchi, uma conserva muito fermentada usualmente feito com folhas de acelga ou couve chinesa. Seu preparo é longo e complicado como no Betchu Kimchi – emq eu a acelga é enrolada folha por folha como se fosse um pacote depois de recheada com temperos diversos e finalmente fermentada. Além de complicado é de sabor forte e quem não está acostumado costuma estranhar. Mas achei na Internet, no WWW.portalsaofrancisco.com.br uma receita simplificada e fácil de fazer, que vou mostrar aqui.
Nosso outro prato é o Daktjim um saboroso frango com legumes. Na versão do blog, para diminuir as calorias, estamos usando peito de frango, mas os coreanos, que como todos os outros povos orientais não sofreram esta pressão terrível da medicina ocidental sobre os perigos da gordura, usam o frango inteiro com pele e tudo cortado em pequenos pedaços como se fosse frango a passarinho. E deixei de lado as castanhas portuguesas que também acompanham o prato, pois também são muito calóricas. Você pode servir com o delicioso caldo como se fosse uma sopa ou pode separar os pedaços e for comendo com palitinho. Pode servir o molho à parte ou pode servir também a parte, um molho de pimenta.
Vamos lá.
Daktjim
500gr de peito de frango em cubos
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (sobremesa) de adoçante para forno e fogão
1 colher (sobremesa) de óleo de gergelim
3 dentes de alho picados
2 peras raladas (ou cortadas em pedacinhos pequenos)
200 ml de caldo de frango
1 xícara de nabo picado
1 xícara de cenoura picada
50 gr de shitake seco amolecido em água morna
50 gr de ameixa sem caroço
quanto baste de sal
Pimenta do reino
Molho de pimenta ao gosto
Cebolinha verde picada para decorar (colocar na hora de servir)
Refogue o frango e o alho no óleo de gergelim, Acrescente os outros ingredientes e mais uma xícara de água e deixe cozinhar...
********************************
E agora nosso KIMCHI simplificado:
KIMCHI ( Acelga em conserva )
Ingredientes
3 xícaras de cenoura ralada
2 xícaras de água
2 colheres (sopa) de adoçante forno e fogão
¼ de xícara de gengibre ralado
¼ de xícara de goshu jan em pó (pimenta coreana que pode ser substituída por molho de pimenta vermelha)
1 colher (sopa) de sal
6 dentes de alho amassados
1 maço pequeno de acelga
Ingredientes para a salmoura
½ xícara de sal
4 litros de água quente
Numa tigela grande misture a água e o sal para a salmoura. Lave as folhas de acelga e coloque-as na tigela. Deixe descansar por 1 hora em temperatura ambiente. Numa tigela média, misture os demais ingredientes e reserve. Escorra as folhas de acelga e lave-as para retirar o excesso de sal. Numa tigela grande intercale camadas de acelga com o molho reservado até o término dos ingredientes. Cubra com filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por oito horas. Depois disso o kimchi estará pronto para ser saboreado. Pode ser conservado em geladeira por alguns dias.

Nenhum comentário: