click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

terça-feira, 1 de junho de 2010

Steak Tartar: sustança e calorias sobre controle


Tem gente que não consegue comer carne crua, mas para quem não tem preconceito, aqui vai a receita de um delicioso steak tartar. Aproveite para ler outra postagem recente aqui do blog em que falo de novas descobertas antropológicas que mostram que uma dieta a base de comida crua engorda muito menos.
E vamos à receita do Steak Tartar (porção individual)
200 gramas de filé mignon passado na máquina de moer apenas uma vez ou minusculamente picado na ponta da faca
1/2 gema de ovo
1/2 cebola picadinha
1 colher (chá) de alcaparras
1 colher (chá) molho inglês
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
2 colheres (sopa) de pepino em conserva picado em rodelinhas
Sal, pimenta - do -reino, páprica doce (uma pitada de cada)
Misture tudo na hora de servir. Usa-se inclusive levar todos os ingredientes separados à mesa para cada conviva temperar o seu.
Acompanhe com tomates ou folhas verdes... Bem, fica ótimo com batata frita como gostam os franceses, mas vamos equilibrar, né?

Foram os tártaros (mongóis), povo bárbaro que surgiu três séculos antes de Cristo que criaram o prato. Liderados por Átila, o Huno fizeram uma grande e vitoriosa marcha desde a Muralha da China até a Europa estabelecendo-se onde é hoje a França e Alemanha.
Os tártaros caçavam e colocavam a carne sob a sela do cavalo em que cavalgavam durante todo o dia. À noite picavam essas carnes amaciadas pelo método de transporte e misturavam s temperos disponíveis e uma gema de ovo para aumentar o poder energético do prato. Nos tempos modernos o steak tartar ganhou prestigio devido à dedicação dos franceses por ele.

Nenhum comentário: