click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ovos e bacalhau no caminho da Copa

Brasil e Portugal se enfrentam daqui a pouco pela Copa. O prato óbvio seria uma boa bacalhoada - sem exagerar no azeite- mas o horário, 11 da manhã no Brasil, não ajuda. Então optamos pela gostosa “omelete - ou omeleta como se diz do outro lado do Atlântico- a João de Deus”. É um prato da região da Beira, segundo o site WWW.gastronomias.com especializado em cozinha portuguesa. Aliás, o site merece ser visitado. Tem receitas tradicionais e regionais, mas também receitas modernas do Portugal de hoje e ainda sobra espaço para a lusofonia, uma coleção de receitas das ex-colônias portuguesas em que, nós, brasileiros, somos representados por dezenas de pratos regionais capitaneados pela feijoada.
Uma dica: sirva a “omeleta” picada em pequenos pedaços que possam ser comidos com o garfo ou palito.
E para a hora do almoço, logo após o jogo, temos outra boa opção: uma salada de bacalhau e pimentões (ou pimentos como se diz lá), fácil e de baixas calorias.
Vamos às receitas:
Omeleta a João de Deus
2 ovos
2 colheres (sopa) de carne de siri (compre congelada, descongele e refogue ligeiramente com azeite e sal para tomar gosto)... Se quiser substitua por meia latinha de atum ralado.
1 colher (café) de vinho do Porto. (A receita original é com vinho Madeira difícil de achar por aqui)
Sal
2 colheres (café) de azeite para untar a frigideira de teflon. Pode substituir por uma colher (café) de manteiga por causa do sabor. As calorias são as mesas, mas o azeite é, claro, muito mais saudável.
Bata os ovos muito bem, com uma pitada de sal. Misute o vinho do Porto. Prepare a omelete de forma tradicional e recheie com a carne de siri. Corte em pedacinhos. E sirva no palito.
*****************
E agora a segunda receita:
Salada de bacalhau com pimentos (pimentões)
(a receita é para 4 pessoas, mas esta é uma raríssima salada que se pode guardar no freezer)
4 postas de bacalhau (mais ou meso 400 gramas) já dessalgadas
4 pimentões vermelhos
4 dentes de alho
2 colheres (sobremesa) de azeite
Sal;
pimenta do reino
1 colher (chá) de vinagre

Esfregar o azeite nas postas de bacalhau e assar (pode ser no forno mesmo, embora se tiver chance de usar uma churrasqueira seja melhor ainda)
Descascar os pimentões. Para fazer isto o jeito mais fácil é levar os pimentões inteiros ao forno e deixá-los ficar com a pele bem queimada, preta mesma. Depois os coloque dentro de um saco plástico e esfregue bem, A pela solta facilmente. Cortar em tiras no sentido longitudinal.
Picar os alhos em fatias finas.
Desmanchar as postas de bacalhau em lascas e misturar com as tiras de pimentão e o alho. Regar com o azeite, retificar o sal e pimenta do reino e o vinagre. Se quiser na hora de servir enfeite com folhas de alface picadas.

Nenhum comentário: