click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

sábado, 19 de junho de 2010

Quitutes da Costa do Marfim



Hoje, domingo, 20 de junho, o Brasil enfrenta a Costa do Marfim na sua segunda partida na Copa do Mundo da África do Sul. Para quem quiser acompanhar o jogo com uma comidinha típica, aqui vão duas receitas simples: um molho apimentado usado normalmente num prato muito popular, o Aloco e uma sobremesa, o Mango Fool.
Como outras culinárias africanas a da Costa do Marfim lembra muito a nossa quanto aos ingredientes: milho, inhame, banana e por ai vai. Mas é uma cozinha extremamente calórica, com muitas frituras e, especialmente, com muito amendoim e manteiga de amendoim que aparecem em vários pratos salgados de carnes a massas.
Então tivemos que fazer algumas adaptações. O Aloco, por exemplo, são bananas fritas com um molho picante de tomate. A opção é, no lugar das bananas, usar rodelas de abobrinha (corte a abobrinha crua e deixe de molho em água quente por 30 minutos) ou rodelas de palmito pupunha em lata. Se for usar bananas, frite-as numa frigideira de teflon usando apenas um spray de substituto de gordura. Mas com os outros legumes fica mais gostoso. Existem diversas versões para o molho desde o mais simples, de tomate, cebola, alho e pimenta dedo-de-moça passado por uma centrifuga até outros que levam inclusive peixe ou frango. Mas escolhi um que inclui também berinjelas que é em saudável e gostoso.
Vamos lá às receitas:


Mango Fool

2 mangas picadas sem casca
1 colher (sopa) de Cointreau
1 pote de iogurte desnatado
2 colheres (sopa) de adoçante forno e fogão
1 clara de ovo
1 colher (café) de suco de limão
Bata as mangas e o Cointreau no liquidificador.
Despeje o creme em taças e leve à geladeira até que fique firme.
Faça um falso chantilly: deixe o iogurte escorrer num coador forrado com um pano fino



Por cerca de 4 horas. Junte a clara em neve, o adoçante, o suco de limão e bata. Cubra o creme de manga com o falso chantilly e decore com folhinhas de hortelã.
******

E agora a receita do molho picante de tomate e berinjela
3 tomates picados sem as sementes
1 cebola grande cortada
2 dentes de alho amassados
2 berinjelas descascadas e cortadas em
2 copos de caldo de frango ou legume.
1 colher (sopa) azeite
Sal
Pimenta do reino

Frite as cebolas e o alho no azeite. Acrescente os tomates e refogue bem. Acrescente o caldo e deixe cozinhar. Quando levantar fervura junta as berinjelas e cozinhe. Bata num processador e, se necessário volte ao fogo para engrossar. Deve ficar com a textura de um purê de maçã.

Nenhum comentário: