click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

terça-feira, 2 de março de 2010

O dia-a-dia das dietas




Ao longo destes meses de dieta, iniciada em outubro de 2009 e entre idas e vindas, fui aprendendo algumas coisas sobre a arte de emagrecer. E gostaria de listá-las aqui. Comecei com 116 quilos, emagreci, voltei a ganhar peso, emagreci de novo e hoje estou com 92 quilos... A meta agora e não voltar mais pra trás... O que me fez ganhar peso certa época? Folias de fim de ano... Mas não me arrependo. Foram ótimas. E está é uma das grandes vantagens de não se fazer a cirurgia bariátrica: poder ir no seu ritmo sem nenhum mal estar físico. (Só a ressaca moral. hehehe).
Coisas que aprendi:
1-Motive-se: tem que haver uma motivação forte, pois o caminho da perda de peso é longo, tortuoso, cheio de armadilhas. Minha motivação foi a raiva por causa da entrevista de um médico especializado em cirurgia bariátrica e que achei totalmente ofensiva para quem tem uns quilos a mais... (leia a primeira postagem do blog em 17/10/2009)
2- Individualize: cada um é cada um. Temos que encontrar qual a melhor dieta para nós e qual o jeito de levá-la adiante. É claro que temos que consumir menos calorias do que gastamos, mas quantas e como é um caminho que temos que traçar individualmente, pois fica mais fácil seguir e nosso corpo responde melhor. Cada um é cada um. E isto vale para nossos corpos - e como eles reagem-, apesar da medicina querer nos tratar como multidão.
Obs.: sendo assim as dicas que dou aqui e que têm dado certo para mim servem apenas como uma base, uma reflexão, e devem ser criadas e modificadas individualmente
3-Mexa-se: caminhe, faça academia, dance, não fique quieto
4- Acostume-se: como ensina a medicina Ayurvédica, suco de um limão com um copo de água morna todas as manhãs em jejum, meia hora antes de qualquer refeição. De fato ajuda a emagrever...
5-Ponha o intestino para funcionar: para mim valeu a “Ração Humana”, uma farinha de grãos, que além do mais tira a fome.
6- Alimente-se: como picado e a miúdo... E mastigue bem.... Esta história de fazer refeições em hora certa, tipo almoçar porque é hora de almoço não funciona comigo. Eu fico ansiosa para chegar a próxima refeição e, ansiosa, fico pensando em comida e morro de fome... Sou “dependente química” da comida, que posso fazer??? Assim no lugar das 5 ou 6 refeições recomendadas, como ao longo do dia quando quero sempre em mini porções (meia xícara se for caldo, um pratinho de sobremesa se for sólido, 3 a 5 cm se for fatia) dando preferência aos produtos diet e light.
7-Crie rotina: mantenha uma média de calorias ingeridas todos os dias, que seja confortável pra você. Descobri com minhas escapulidas que o corpo pára de reagir quando você fica mudando a quantidade das calorias.
8- Pese-se: faça isto todos os dias, pois somos muito ansiosos para seguir o conselho de só pesar uma vez por semana. Mas não leve a balança a sério. Já viu aquele reality show Biggest Loser (“Perder para Ganhar”, no Brasil) da TV paga? Um grupo de gordos fica num sitio em dieta e fazendo exercícios puxados e se pesam semanalmente... tem gente que até aumenta de peso, ou não perde nada e de repente na outra semana perde um montão.Balança é assim.
9- Vida saudável. Siga a dieta do 5-a - day preconizada pro este blog (ver postagens de outubro 2009
10- Não ligue pra comentários maldosos e para gente que quer que você faça dieta, mas faz de tudo para você sair (“coma só mais um pouquinho”... “só hoje”) e depois critica porque você é gordo.
11- Prepara-se;mantenha uma série de coisas gostosas e de baixas calorias, doces e salgadas, na geladeira para as emergências: gelatinas, maçãs, aspics,sopas frias, conserva de pepino, cebolinha, iogurte (ou kefir),etc e etc. Tudo tem receita aqui no blog. Outra dica: mortadela magra ou de frango. Congele as fatias de mortadela. Enroles-as uma a uma e congele.Dá para descongelar naturalmente em 5 minutos.O mesmo com salsicha de frango. É uma forma de não estragar, porque você só vai comer uma de cada vez.
12- E mais importante: só emagreça se você quiser... não ceda a pressões sociais ou “medicinais”... Acreditem, eles não sabem do que estão falando...

Nenhum comentário: