click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

sábado, 6 de março de 2010

Saborosos cogumelos em flan




Esta receita de “ Cogumelos em flan” eu aprendi com Mari Hirata – chef brasileira radicada no Japão, onde dá consultoria a restaurantes e aulas de culinária - num evento durante as comemorações dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil,em 2008E nunca mais deixe de fazê-la. É deliciosa.... Aqui, para o blog ,tirei a manteiga e coloquei azeite no lugar e dei mais algumas “simplificadazinhas” para diminuir calorias....


Os ingredientes:
-500g de cogumelos ( o ideal é misturar diversos tipos, especialmente os japoneses como shiitake e shimeji mas se não encontrar use apenas um. Já fiz até apenas com cogumelos Paris e ficou muito gostoso)
-100g de cebolinha (de preferência a japonesa, usando só a parte branca, mas se não encontrar pode usar a comum mesmo, só diminua a quantidade pela metade pois seu gosto é mais forte)
-350 ml de caldo de galinha ( o ideal é o feito em casa –ver postagem aqui no blog de outubro de 2009 - pois tem mais colágeno o que é bom para a receita. Mas pode usar os tabletes industrializados. Use um tablete e meio, tempere com mais sal e pimenta do reino, veja se está bom e se preferir gosto mais forte coloque a outra metade do tablete). O CALDO TEM QUE ESTAR FRIO. De preferência faça de vésperas e coloque na geladeira para poder retirar o excesso de gordura que vai se formar na superfície.
-2 ovos
-1 colher de chá de shoyu
- 2 colheres (sopa) de mirim (saquê para cozinha)
sal e pimenta
Picar os cogumelos. Em uma frigideira colocar o azeite e saltear os cogumelos, temperando com mirim, sal e pimenta e perfumando, no fim, com o shoyu.
Preparar o flan, misturando o caldo de frango com os ovos . Incorporar bem.Passar esta mistura por uma peneira fina. Isto é imprescindível porque senão ficará com um gosto forte de ovo, o que é desagradável.


Colocar os congumelos em pequenos pontinhos de porcelana ou cerâmica ,colocar o caldo do flan por cima e levar ao fogo em banho-maria por 15 minutos. Servir quente, enfeitando com cebolinhas.

Mari Hirata nasceu em São Paulo e cursou a Escola de Comunicações e Artes da USP. Mora no exterior há mais de 30 anos. Em Paris cursou a escola
Le Cordon Bleu e trabalhou em vários restaurantes, inclusive o estrelado L’Arpège, do chef Alain Passard. Foi para o Japão em 2001 a convite da confeitaria oficial da família imperial japonesa, para a abertura do Toraya Café. Atualmente, além de prestar consultoria, ministra cursos semanais de gastronomia em Tóquio, como o de
cozinha brasileira para japoneses. É autora do
livro "As Minhas Receitas Japonesas" ( Publifolha) e escreve para jornais e sites brasileiros.

2 comentários:

emagrecendo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
emagrecendo disse...

Olá, gostaria de saber se vc possui a receita original dessa receita e as medidas.
Seu blog é muito interessante, a parte dos pães é fantástica e vou me aventurar a fazer os pães.
Parabéns!
Beijo grande

Larissa