click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

quinta-feira, 4 de março de 2010

Um prato para o Oscar 2010



O boeuf bourguignon, o famoso cozido francês de carne em vinho tinto, com cebolas e cogumelos, é sem dúvida o prato do Oscar deste ano. Ele é um dos “personagens” do filme “Julie & Julia” que recebeu uma indicação de melhor atriz para Meryl Streep e que merece ser visto por todo mundo que, como nós, gosta de comida. Em tempo: quem perdeu no cinema, o filme estará disponível em DVD e blue Ray até o final deste mês.
uma receita adaptada para o blog, diminuindo as calorias- o bouef bourguignon é nossa sexta receita de “1001 cozidos para se apreciar antes de morrer”, como na série de livros tão em voga.... Escolhi o cozido porque todo povo tem um (até geralmente mais de um). Já mostramos aqui o chileno Charquikan o iraniano Khoresh de Karafs, o Adafina de origem judia, um cozido da Toscana e o Barreado brasileiro. E ele é importante também na história do homem, que começou a comer alimentos crus, passou a assá-los e chegou aos cozidos depois da invenção da cerâmica.
Escolhi o cozido também porque ele é ótimo para regimes: dá para fazer em grandes quantidades e guardar em porções individuais (uma tigelinha dessas japonesas) no freezer sem perder o sabor. (Aliás, ate ganha em sabor quando preparado com antecedência) E serve como refeição principal, sem acompanhamentos.
Que tal preparar um bouef bourguignon para acompanhar a cerimônia do Oscar 2010 no próximo domingo? Ele é feito no fogo e no forno, alternadamente. Portanto você vai precisar de uma panela e de uma vasilha própria para ir ao forno (de preferência uma panela de ferro).

O filme conta a história real de Julie Powell (Amy Adams) que, em 2002, criou um blog para relatar sua meta: fazer, em um ano, as 536 receitas do livro Mastering the Art of French Cooking (Dominando a arte da culinária francesa), de Julia Child, (Meryl Streep) pioneira dos programas de culinária na TV americana e um ícone nos Estados Unidos. Julia Chld era adepta da “velha” cozinha francesa, sem medo de cremes e manteigas... Que nunca devemos deixar de usar peloseu sabor, embora ao querer emagrecer, com muita moderação. (Meryl Streep engordou 10 quilos no filme). Mas não tema, nossa receita é moderada. Vamos lá. A receita dá cerca de 10 porções.
IngredientesPara o cozido:
100 gramas de bacon (evite as fatias e escolha pacientemente um pedaço com mais carne que gordura) picado. E guarde a casca picada.
1 colher (sopa) de azeite
1, 2 kg de carne bovina cortada em cubos de 5 centímetros
2 cenouras em fatias finas
2 cebolas em fatiadas finas
1 colher (chá) de sal,
¼ colher (chá) de pimenta
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras de um vinho tinto encorpado e jovem
1 litro de caldo de carne
1 colher (sopa) de extrato de tomate
2 dentes de alho amassados
½ colher (sopa) de tomilho,
dois folhas de louro
Para o acompanhamento:
24 cebolas pequenas para as Oignons glacés à brun [cebolas douradas]
400 gramas de cogumelos de Paris
1 cebola picadinha
2 colheres (chá) manteiga
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de salsinha picada
½ xícara de caldo de carne,
¼ xícara de água (ou vinho branco),
sal,
pimenta do reino,
salsinha
tomilho

Começando:
-preaqueça o forno a 230 graus
-aqueça o bacon picado e sua casca por dez minutos, em 1 litro de água. Escorra e seque. Coloque uma colher de azeite numa panela, frite ligeiramente o bacon. Retire e guarde.
-Seque os cubos de carne sem tempero em toalhas de papel, pois ela não vai dourar se estiver úmida. Salteie os pedaços, poucos de cada vez, no azeite onde fritou o bacon.
- Coloque os pedaços de bacon (sem a casca) de volta na panela. Polvilhe com as duas colheres a farinha e mexa para empanar a carne levemente. - Coloque numa vasilha que possa ir ao forno, destampada. Leve ao forno preaquecido por quatro minutos.
-Mexa a carne e deixe mais 4 minutos. Retire e coloque o forno na potência mínima.
- Fora do forno, coloque a carne numa panela que possa ir ao fogo. Junte o vinho, caldo de carne suficiente para que a carne fique coberta, o extrato de tomate, o alho, o tomilho e o louro. Coloque para ferver.
-Volte com a carne para a vasilha que vai ao forno, tampe e deixe cozinhar no forno lentamente. Vai ficar pronto em 2,30 horas, mais ou menos, quando a carne estiver macia. Durante o cozimento verifique se é necessário mais água.
-Retire a carne
-Remova a gordura que estiver por cima do molho usando uma escumadeira. Se precisar coloque 1 xícara de água. Leve o molho pra ferver até engrossar. Jogue por cima da carne.
-acrescente as Oignons glacés à brun (cebolas douradas); Refogue as cebolinhas na mistura de 1 colher (chá) de azeite e 1 colher (chá) de manteiga. Jogue as cebolinhas quando o óleo estiver bem quente. Misture ½ xícara de caldo de carne, ¼ xícara de água (ou vinho branco), sal, pimenta do reino,, salsinha e tomilho. Ferva em fogo baixo por 40 ou 50 minutos até as cebolas estejam perfeitamente macias, douradas, mas conservem seu formato, e o líquido tenha evaporado.
-acrescente os cogumelos: salteie os cogumelos em 1 colher (cha) de óleo e 1 colher (cha) de manteiga. Tempere com sal e salsinha

Obs: o bouef bourguignon é tradicionalmente servido com batatas ou uma massa. Mas vamos ficar apenas nele. No máximo sobre uma caminha de cenouras cozidas.
@@@@@@@@@
Sobre “Julie &Julia” temos ainda dois ótimos livros:
"Julie & Julia - 365 Dias, 524 Receitas e 1 Cozinha Apertada" de Julie Powell (Editora Conrad)
E
“Minha vida na França” de Julia Child (Editora Seoman)

Nenhum comentário: