click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

terça-feira, 27 de abril de 2010

Abobrinhas e a incrível maionese de cenouras






Com aproximadamente 94% de água, a abobrinha, com apenas 21 calorias por 100 gramas é uma verdadeira benção para quem está contando cada caloria consumida. Além de tudo, a abobrinha é extremamente versátil, o que é muito bom porque variar os pratos é uma das melhores maneiras para não se cair na tentação de sair da dieta.
Além de tudo a abobrinha é boa fonte de vitaminas A, C e vitaminas do Complexo B. Perfeito, não?
A abobrinha, ou courgette é da família cucurbitáceas, assim como a melancia, o melão, o pepino e a moranga. Pertence ainda ao gênero das abóboras. Os dois tipos de abobrinha mais comuns no mercado brasileiro são a abobrinha tipo menina, que tem o fruto com pescoço e a tipo italiano, com o fruto alongado sem pescoço.
Nosso tema de hoje é a abobrinha italiana (embora a origem de todas as abobrinhas seja o continente americano, do Peru até sul dos Estados Unidos, ela ficou conhecida assim porque é a mais usada na Itália e em todo o Mediterrâneo).
Para começar, a abobrinha fica ótima consumida crua (no máximo jogue-a em água fervente –fora do fogo- por uns três minutos). Primeiro corte-a em rodelinhas finas e use-a como substituto da torrada, cobrindo-a de patê.
É claro, escolha um patê de baixas calorias. Pode ser o nosso conhecido patê de iogurte (deixe o iogurte escorrendo num coador coberto com um pano fino ou use o filtro permanente para café, até virar uma massa e tempere com sal, alho, pimenta do reino, ervas finas, pimenta ou o que lhe vier à cabeça). Ou pode ser uma deliciosa “maionese” de cenoura, receita da minha amiga Roberta Caldo. É menos calórica que uma maionese comum, já que a cenoura tem 40 calorias por 100 gramas ao contrário das 80 calorias de um ovo... Além disto, a quantidade de azeite usada é bem menor. Mas, de todo jeito, use com moderação.

Receita da “maionese” de cenoura
2 cenouras muito bem cozidas (isto vai diminuir a quantia de azeite)
1 cenoura crua cortada em pedaços pequenos
Ramos de salsinha
Sal
Pimenta-do-reino
1 dente de alho
¼ xícara de azeite
Bater tudo no liquidificador.

@@@

Outra boa opção com abobrinha: corte-as no sentido longitudinal usando um fatiador. Se não tiver um, pode cortar com uma faca lembrando-se que as fatias devem ficar transparentes. Coloque as fatias por três minutos numa vasilha com água fervendo (mas fora do fogo). Enxugue e tempere com sal..
Faça rolinhos recheados com os patês ensinados acima, ou com fatias de tomate temperado, ou com pedacinhos de ricota, ou com fatias de berinjela cozida e temperada, ou com salsicha de peru ou frango, ou pedaços de pimentão vermelho temperado. Deixe sua imaginação comandar. Fica ótimo como petisco.
@@@
Quer outra variação?
Pegue os rolinhos acima e cubraós com uma lata de molho de tomate e coloque por cima uma colher (sopa) rasa de queijo ralado e leve ao forno...
@@@
Abobrinha italiana também é ótima para um bom prato de massa. Use pouco macarrão e capriche na quantidade de abobrinha.
Veja a receita:
Duas abobrinhas italianas cortadas em fatias no sentido longitudinal e divididas depois ao meio também no sentido do comprimento
100 gramas de parpadelle já cozido (1 xícara de chá bem cheia)
1 filete de aliche picadinho
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) azeite
sal
Passe o azeite nas abobrinhas e no alho usando um pincel ou então calce luvas de borracha e use as mãos para passar o azeite (é uma forma de “economizar” o uso). Leve ao fogo, misture o aliche até derreter e ai junte o macarrão. Bom apetite. Dá duas porções, cada uma delas com cerca de 160 calorias...

Um comentário:

Anônimo disse...

Regina, eu amo abobrinha...vou usar com patê, com certeza.

e mais uma dica para vc:
Abobrinha ralada no sentido longitudinal (sem aproveitar todo o miolo) fica uma delícia quando refogada com cebola e alho. Fica pronta em menos de cinco minutos! Combina maravilhas com uma omelete, por exemplo.

E outra dica: como no restaurante do MAM: em vez de macarrão, a abobrinha cortada em fatias finíssimas, como um spaguetti, com fatias de cenoura tb (acho que pode colocar o que vc quiser). Os legumes foram cozidos, mas ficaram levemente crocantes. Ou seja, coisa rápida. Por cima, o bom e velho molho de tomate. Light, bonito e delicioso.
bjs
Elaine