

Cenoura e cominho são velhos conhecidos da humanidade mas coube aos marroquinos a boa idéia de combiná-los numa colorida, refrescante e muito gostosa salada. Fica ótima como entrada, ótima acompanhando um pequeno hambúrguer caseiro, um filezinho de pescada grelhado; lula grelhada (abra a lula e quadricule-a com uma faca de leve antes de grelhar. Fica mais bonito e ela não encolhe). Ou então acompanhe com sardinhas (grelhadas ou de lata que hoje tem inúmeras opções).
Mas vamos lá para a receita:
- 2 xícaras de cenouras cruas raladas (Nunca descascar uma cenoura, para não perder os principais nutrientes. Basta lavá-la e raspá-la.)
-1 colher de sobremesa de cominho moído (se quiser aumente a dose)
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- Caldo de meio limão (se tiver limão siciliano fica ainda mais fresca, mas pode usar o taiti)
- meio maço de salsinha picadinha
- 2 dentes de alho finamente picados
-sal (pouco)
- 1 colher de sopa de uvas-pasas
-1 colher de sobremesa de amendoas picadas (mas atenção isto vai aumentar as calorias e são dispensáveis)
Opcional: páprica.
Obs: os marroquinos usam também harissa, um tempero picante. Se gostar de picância e não encontrar harissa acrescente uma pimenta dedo de moça sem sementes e picadissima. Ou moa uma pimentinha seca. Ai é só misturar tudo. Deixar entranhar o tempero por no mínimo uma hora e divirta-se.
OUTRAS OPÇÕES-Se quiser use cenoura levemente cozida cortada a julienne ou cortada em diagonal.
-Tire o limão e acrescente iogurte light.
CURIOSIDADES:Desde a antiguidade o homem come cenouras, que se originaram na região onde hoje é o Afeganistão e rapidamente se espalhou pelo Mediterrâneo. Era usada como medicamento e só depois passou a ser consumida como alimento. Cenoura crua na salada é uma invenção do século XX. Cenouras são riquíssimas em betacaroteno, um elemento importante para a visão, a pele e as mucosas. Possui também as seguintes vitaminas: A, C, B2 e B3 e ainda é rica em fósforo, potássio, cálcio e sódio, além de ter boa quantidade de fibras.
E as cenouras, originalmente, apareciam com cores púrpura, branca e amarela. A cenoura laranja, que é hoje sinónimo de cenoura, foi desenvolvida na Holanda como tributo a Guilherme I de Orange ("orange" = "laranja") durante a luta holandesa de independência da Espanha, no século XVI.
O cominho vem do oriente e está na alimentação humana há milênios. Na antiga Roma substituia a pimenta do reino, conta Nelusco Linguanotto Neto no seu dicionário “Ervas e Especiarias”.
Um comentário:
Regina Neves
estou com uma puta saudade
beijo
Postar um comentário