click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Delícias com iogurte



Para mim, o jeito mais bobinho de se consumir iogurte é optar pelos potinhos já prontos com frutas ou com lactobacilos como a indústria nos oferece. Para mim, parece “comida de obrigação”, aquela que comemos para nos sentirmos bem, no estilo “veja como cuido do meu corpo” e “veja como sou politicamente correto na minha alimentação”. Pura injustiça com o iogurte, que é nutritivo, é muito saboroso e faz muito bem à saúde.
Como outros derivados do leite, os iogurtes são excelentes fontes de cálcio, o que é bom para combater a hipertensão, para os ossos e segundo estudos da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, ajudar na perda de peso. Os pesquisadores estavam estudando a ação do cálcio no combate à hipertensão e notaram nos participantes do estudo uma grande redução de quilos (além da esperada queda na pressão arterial). Sendo assim, todo poder ao cálcio. O cálcio atua no desenvolvimento dos adipócitos, as células de gordura. Na falta dele os tais adipócitos incham e a balança dispara. Mais recentemente pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, comprovaram que alimentos ricos em cálcio brecam a absorção da gordura vinda das refeições ajudando a varre-las para fora do organismo na digestão
O iogurte desnatado (1 pote) tem 279 mg de cálcio e o leite desnatado (1 copo) 268. O ideal para o adulto para o consumo de cálcio fica em torno de 1000 mg/dia.

E aqui vão dicas de como usar nosso iogurte criativamente:
1-molho de salada: 1 pote de iogurte desnatado, 1 colher de sopa de mostarda de Dijon, ervas finas, 1 colher de sobremesa de azeite, sal. Misture tudo e jogue sobre folhas verdes.
2-outro molho de salada; 1 pote de iogurte desnatado, cheiro verde picadinho, 1 colher de sobremesa de azeite e sal.
3-Mais um molho: 1 pote de iogurte desnatado, pedacinhos de salmão cru picadinho e curtido em meio copo de suco de limão por uma hora, folhinhas de manjericão, 1 colher de sobremesa de azeite. Fica ótimo com salada de folhas ou salada de macarrão ou de batatas (mas não exagere)
4-patê de iogurte: veja na foto acima. Coloque o iogurte diet para “coar” por uma noite inteira. Ele vai dessorar e ficar uma massa pastosa com consistência de requeijão. Bata no processador pedaços de pimentão vermelho, verde,amarelo, cebola roxa, dois dentes de alho. Misture ao iogurte e tempere com sal. Sirva com legumes diveross picados como cenoura, salsão. Rodelinhas de abobrinha crua ou ligeiramente ferventadas são excelente substituídas para o pão. Ou sobre uma torrada. Faça uma salada de tomates e coloque o patê no meio dando lhe formato de sorvete. O prato fica lindo.
5-faça um falso sancliche, aquele queijinho árabe: faça bolinhas com a massa de iogurte e envolva-as em temperos como pimenta do reino, ou pimenta calabreza, ou zatar. Guarde num pote coberto com azeite. Na hora de servir amasse com um pouco do azeite e sirva com pão.
E AGORA OPÇÕES DOCES:1- Use a massa de patê de iogurte batida com adoçante em pó: substitui o creme de leite sobre frutas picadas ou sobre doces de frutas.
2-Misture um pote de iogurte com duas colheres de adoçante dietético em pó e ponha nas forminhas caseiras de picolé. Fica delicioso...


Para quem gosta de um pouco de história, o iogurte nos acompanha desde o neolítico quando povos nômades que viviam no Oriente começaram a ordenar cabras: surgiu naturalmente da fermentação do leite mal acondicionado. Mais tarde, por volta dos 4 000 a.C, se tornou um alimento “oficial” pros lados da Turquia e Balcãs o leite era transportado no lombo de animais (cavalos ou camelos) em sacos de pele de cabra e se tornava um creme grosso e com leve sabor ácido. Genghis Khan adorava e alimentava com ele todo seu exército. Daí conquistou o mundo, especialmente a partir do século XX quando a ciência comprovou seus valores medicinais.

Um comentário:

Filha de Aluguel em SP disse...

Dicas preciosas! eu não sou obesa, mas vivo cuidando do prato e fiquei com água na boca... principalmente por causa do molho com salmão. Vou adotar já. Obrigada, Regina!