click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Kefir, o iogurte mágico dos Cáucasos


Adoro iogurte e, principalmente, o considero um alimento muito relevante para a dieta, por ser ao mesmo tempo um “alimento do bem” e uma gostosura com as mais variadas aplicações doces e salgadas (veja algumas delas em “Delicias com iogurte” numa postagem anterior neste blog).
O meu predileto é um iogurte probiótico ainda pouco conhecido no Brasil, o Kefir que é uma bebida ácida conhecida há milhares de anos na região nos Cáucasos e obtida pela fermentação do leite. Lá eles bebem Kefir como se fosse água desde a infância e dizem que ele é um dos principais motivos do pessoal de lá chegar relativamente fácil aos 110 a 150 anos de idade. Consomem tanto que a Danone do centro-leste europeu o fabrica em larga escala por lá....
E no nosso caso principalmente aumenta a taxa de metabolismo, ajudando a queimar calorias. Ele provoca uma sensação de saciedade, que reduz o hábito de comer por compulsão, depressão ou ansiedade.Uma meia hora antes do almoço ou quando pintar aquela fominha de manhã, tarde, noite ou madrugada, um meio copo de Kefir resolve a parada. Lembre-se você pode adoçá-lo com adoçante ou mel, incluir uma fruta ou uma colher de cereais light. Você pode também escorrer o Kefir de um dia para o outro num coador de café daqueles de modelo permanente e temperar com ervas finas, sal e azeite ou com o que você quiser. Se você colocar o Kefir para escorrer apare o liquido que vai sair, chamado kefirade. É gostoso de beber bem gelado ou então use-o para conservar os grãos de Kefir quando não estiver fazendo o produto.
Quem estuda o Kefir garante que ele tem efeitos curativos em problemas do estômago e vesícula, anemia, prisão de ventre e pressão alta, entre outros benefícios.
O kefir é produzido pela combinação de leite com uma mistura de fungos e lactobacilos. Ele é rico em vitaminas B12, B1 e K, cálcio, fósforo, ácido fólico e magnésio, entre outros nutrientes

Para se produzi-lo é necessário se conseguir primeiro os “grãos de Kefir" (veja foto) que contém uma variada flora de microorganismos benéfica ao ser humano. Como o Kefir ainda é pouco conhecido no Brasil, este é o único problema. É difícil comprar os tais grãos. Difícil, mas não impossível. Eu moro numa pequena cidade do interior e descobri aqui alguém que já fazia Kefir em casa e me doou os grãos. (Uma colher de sopa de grãos faz Kefir com 250 ml de leite). Basta procurar entre os amigos que curtem alimentos naturais, no Orkut e na internet onde existem vários sites e blogs dedicados ao iogurte dos Cáucasos. Boa sorte.
Uma vez obtidos os grãos de Kefir pode-se ter kefir em casa para sempre, basta cultivá-los colocando –os no leite que pode ser de vaca ou de cabra, integral, desnatado, longa vida, ou até mesmo guardá-los por longos períodos quando não estiverem sendo consumidos na geladeira ou freeser. Em temperatura ambiente, o kefir fica pronto para o consumo em aproximadamente 12 horas.´Passado este tempo, coe para retirar os grãos e use seu iogurte como sua imaginação mandar. Quem não for consumi-lo diariamente pode armazenar o iogurte na geladeira por até três dias. Use apenas vidro e plástico para trabalhar com o Kefir.

Um comentário:

Shirleyms disse...

kefirade para conservar os grãos? Esta eu não sabia. Por quanto tempo eu posso deixar no kefirade? Na geladeira ou em temperatura ambiente.
Grata pela atenção.