click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Caldo de legumes Mirepoix


Este é o delicioso caldo de legumes, um dos quatro caldos básicos que vamos usar na dieta líquida. (Os outros - carne, frango e peixe - estarão disponíveis nas próximas postagens).
Para fazer o caldo de legumes vamos usar quatro aromáticos ingredientes: salsão, cenoura, alho-poró e cebola, imortalizados na cozinha francesa como base para temperar molhos, sopas e preparar fundos e conhecido pelo nome de Mirepoix.
Além de ser uma pequena comuna francesa localizada na região administrativa de Midi-Pyrénées, no departamento de Gers, Mirepoix é o nome pelo qual ficou conhecida esta mistura de legumes criada no sec. XVIII pelo cozinheiro do duque de Levis-Mirepoix e embaixador de Luis XV, usada para realçar o sabor de pratos de carne, de peixes e de marisco e como uma base para molhos e caldos.
Vamos à receita:
Ingredientes:
3 xícaras de cenoura picada
3 xícaras de alho-poró picado
3 xícaras de cebola picada
2 dentes de alho picado
2 litros de água
Sal (não exagere porque ele causa inchaços).
1 xícara de salsão picado (guarde as folhas do salsão para usar em sucos).
Modo de fazer:
Cozinhe tudo junto numa panela sem colocar nenhum óleo ou azeite, até reduzir o líquido em elo menos meio litro.

COMO USAR:
1-Coe o caldo e use como consommé, temperando com tomilho. Delicioso...
2-O restante do caldo bata com os legumes e coe. Guarde no freezer em porções de meio litro. Use uma porção por dia...Misturando o caldo alternadamente com as verduras do 5-a-day.
3-Fica delicioso, por exemplo, se acrescentar chuchu picado e bater... Ou tomates com manjericão...
4-Tb fica muito gostoso com uma colher bem cheia de missô (não deixe o missô ferver)
5-Misture com leite de coco, óleo de gergelim, gengibre ralado, pimenta dente de moça e transforme o mirepoix numa sopa oriental.
6-Tome o caldo puro acrescentando uma colher de azeite e acrescentando outros temperos de seu gosto para mudar o sabor a cada vez...

Nenhum comentário: