click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Alcachofrinhas em conserva, um quitute dos deuses


Adoro a palavra “quitute” que veio enriquecer o português “brasileiro” direto lá de Angola e significa comida fina, iguaria. Ela tem aquela meiguice na sua forma, como várias outras palavras ligadas ou não à comida que herdamos da mãe África, que de fato me encanta. Só para lembrar junto com quitute vieram de lá para o nosso dia-a-dia palavras como acarajé, batuque, cafuné, canjica, chuchu, dengo, samba, entre centenas de outras que lembram coisas boas que falam fundo à alma da gente... Quitute é uma das minhas prediletas porque sou uma comilona e adoro comida gostosa. E este quitute de hoje é uma delícia, dos deuses, pra lembrar outra palavra de origem africana,o candomblé... É ótimo ter guardada na geladeira para as fominhas inesperadas e ainda dá tempo de fazer para petiscar antes da ceia de natal.
Vamos lá.
Alcachofrinhas em conserva

1 kg de alcachofrinhas (mais ou menos 30 unidades)
1 xícara (chá) de suco de limão
1 xícara (chá) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de vinagre branco
2 folhas de louro
3 cravos-da-índia
2 colheres (chá) de pimenta-do-reino preta em grão
Azeite e vinagre em partes iguais para cobrir as alcachofrinhas no final (mais ou menos uma xícara e meia). Obs: se quiser mais suave use vinagre de maçã.

Sal quanto baste
Corte s pontas das alcachofrinhas com uma tesoura e retire com as mãos as folhinhas de fora que são muito duras. Retire s folhas até chegar a parte macia o que você pode sentir ao apertar com os dedos. As alcachofrinhas ficarão cerca de um terço menores. À medida que for arrumando as alcachofrinhas vá colocando-as de molho no suco de limão para não ficarem escuras.
Numa panela coloque o vinho branco, o vinagre, as folhas de louro, o cravo-da-índia, a pimenta-do-reino em grão e as fatias de limão. Acrescente as alcachofrinhas sem o suco de limão. Leve ao fogo e deixe ferver por cerca de dez minutos.
Escorra em uma peneira de plástico. Não use metal pra que não fiquem escuras. Coloque sobre um guardanapo de pano seco, embrulhe e coloque novamente na peneira de plástico e deixe escorrendo por 2 horas. Coloque-as então num vidro e vá enfeitando com galhinhos de alecrim fresco, pimenta vermelha inteira, folhas de louro, pimenta-do-reino preta em grão. Cubra com a mistura de vinagre e azeite. Guarde na geladeira bem tampada por até um ano. Na hora de comer escorra o azeite para ficar menos calórica.

Nenhum comentário: