click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Caldinho de feijão maravilha


Um dos mais antigos e universais alimentos do homem e prato do dia-a-dia no mesa do brasileiro e de outros povos latino-americanos é simplesmente delicioso na forma de caldinho.Típico da minha terra e permitindo opções mais light do que a receita original em que ele vem acompanhado de torresmos crocantes feitos da barriga do porco, o caldinho de feijão é daqueles alimentos essenciais que não só alimentam mas também reconfortam. Faz bem pra a saúde e a alma. Substitui um prato de sopa do jantar ou pode ser bebericado sozinho ou como acompanhante de um aperitivo.
Como estamos comportados, já que queremos emagrecer rapidamente, vamos apresentar aqui as versões menos calóricas. Para começar escolha os feijões “marrons” (jalo, carioquinha) que são menos calóricos que o feijão preto. Um copo americano (200 ml) de caldo de feijão “marrom” tem cerca de contra 120 do feijão preto.
A receita
2 xícaras de feijão cru colocado de molho de véspera
1 pedaço de bacon (que será descartado depois, é só para dar o gosto, pode ser a pele do bacon)
2 folhas de louro
1 litro de água
Cebolinha verde picada miudinho para enfeitar
Cozinhar até os grãos ficarem macios e desfazendo. Verifique sempre a água. Ela deve cobri-los o tempo todo, com folga É mais rápido, claro, na panela de pressão, mas deixando de molho cozinha razoavelmente rápido –cerca de 50 minutos- mesmo numa panela comum. Deixe esfriar, retire o bacon e e louro e bata no liquidificador com a água em que foi cozido. Se necessário acrescente mais água mas lembre-se que ele fica gosto mais grosso.
Refogue o caldo com alho, óleo de (girassol, soja, canola) e sal. Não use azeite porque não fica bom. Também não use outro tempero. Além do alho, só se for cebola.
Tá pronto o caldinho. Coloque a cebolinha depois de tirar do fogo. Acrescente pimenta a gosto. Pode ser tomado apenas assim. Mas há vários complementos light:
-tiras de couve manteiga fininhas ou
-1 ovo cozido em rodelas
-quiabo ou jiló picadinhos
-alho frito picadinho e crocante
Bom apetite.
O feijão possui nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidrados e fibras. Todos estes nutrientes aparecem em quantias significativas a ponto de substituir os produtos animais. E para quem gosta de História, o feijão já era consumido nas Américas muito antes dos europeus chegarem por aqui, assim como fazia parte da dieta de egípcios e romanos, entre outros povos antigos. Já Foram encontradas referências à diversificada família dos feijões até na Idade do Bronze.

Nenhum comentário: