click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

domingo, 6 de dezembro de 2009

Salada de nabo picante com hambúrguer


Embora o nabo não faça parte do dia-a-dia do brasileiro e tenha gente que faça até restrições a ele por causa do seu aroma forte, basta saber prepará-lo, cru ou cozido, para que ele sirva de base a pratos muito saborosos. Que o digam os japoneses, seus fiéis admiradores. E ele é importante numa dieta como a nossa pois é pobre em calorias (apenas 35 kg/cal por 100 gramas) e rico em celulose, que estimula a ação dos intestinos. Por isso como a sábia cozinha japonesa já descobriu há tempos ele é um excelente acompanhamento para carnes brancas e vermelhas. Basta ralar e temperar com o mesmo molho da carne. Se preferir cozido, o nabo, que é parente próximo da batata, também fica gostoso.
Salada de Nabo Apimentada
Bem a receita de nossa salada de hoje é baseada numa das mais saborosas receitas japonesas de nabo, o Momiji-Oroshi, mistura de nabo e pimenta dedo de moça.
Os ingredientes:
-2 pimentas dedo-de-moça (se quiser mais picante deixe as sementes, em caso contrário retire)
-1 pedaço de nabo de mais ou menos 10 cm.
-molho de soja
- limão


Bem os japoneses fazem um furo bem no centro do nabo, colocam a pimenta dentro e depois ralam no ralador japonês bem fininho para formar uma pasta avermelhada. Vamos ocidentalizar e simplificar: bata o nabo e a pimenta no processador e deixe pedaços maiores para a salada ficar mais bonita no prato. Os japoneses temperam o Momiji-Oroshi com Molho Ponzu, uma mistura de molho de soja com limão e vinagre de arroz. Pode usar apenas o molho de soja, se quiser, assim como acrescentar uma colher de chá de azeite ( a gosto).
Hambúrguer Caseiro à Moda do Blog

250 gramas de capa de costela moída
250 gramas de patinho moído
Alho, sal, pimenta do reino
1 ovo
Se quiser: salsinha picada, cebolinha picada, cebola roxa picadinha e 1 colher de mostarda de dijon.
Uso as duas carnes porque hambúrguer precisa de uma carne gorda (capa de costela) mas como estamos reduzindo calorias fazemos uma mistura com o patinho. Misture bem todos os ingredientes. Faça uma bola e depois achate no formato de hambúrguer. Deixe a carne mais fofa, vai ficar mais gostoso do que esta massa sem forma de hambúrguer comercial. Afinal os primeiros hambúrgueres eram carne picadinha que os mongóis levavam nos lombos de seus cavalos em priscas eras e que acabavam se auto-cozinhando. Cozinhe-os na grelha ou microondas. Na grelha fica melhor....
Para terminar, um pouquinho de história: nos tempos modernos foram os imigrantes alemães da região de Hamburgo que introduziram o hambúrguer nos Estados Unidos. No Brasil o hábito do seu consumodeve-se ao americano Robert Falkenburg, campeão de tênis em Wimbledon, que abriu em 1952, na cidade do Rio de Janeiro, a primeira lanchonete em estilo americano, hoje a rede Bob’s.

Nenhum comentário: