click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Minicebolinhas criativas

Tão acostumados que estamos com seu uso como tempero na culinária do dia-a-dia, que até nos esquecemos que as cebolas podem ser consumidas de formas mais criativas. As minicebolas, por exemplo, podem se transformar em apetitosos aperitivos de baixas calorias, na forma de conservas, ou num acompanhamento sofisticado para carnes, como as francesas “Oignons glacés à brun”, traduzindo, cebolas douradas. E tudo isto com um ingrediente de apenas 28 calorias por 100 gramas... Tudo bem que é meio trabalhoso descascar as minicebolas, mas anime-se. Sente-se confortavelmente, coloque uma boa música de fundo, pegue uma faca pequena e comece. Logo, logo estarão todas descascadas... E para tirar o cheiro das mãos alguns chefs garantem que o jeito mais simples é abrir a torneira e deixá-las sob água corrente por alguns minutos. Tem gente que prefere esfregar nas mãos pó de café usado...
Começamos com as Oignons glacés à brun adaptadas à moda do blog:

30 minicebolas já descascadas
1 colher (chá) de azeite
1 colher (café) de manteiga (bem rasa)
1 xícara de caldo de carne
1/2 xícara de vinho branco seco
sal
pimenta-do-reino
Salteie as cebolas no azeite e manteiga. Acrescente os outros ingredientes e deixe ferver até as minicebolas ficarem bem macias, mas sem desmancharem, e boa parte do líquido evaporar (mais ou menos uns 40 a 50 minutos, mas é bom vigiar: não abandone as cebolinhas no fogão). Fica uma delícia para acompanhar qualquer tipo de carne grelhada ou cozida.

Agora a segunda receita, que é a minha predileta,

Conserva de minicebolas agridoce:
30 minicebolas descascadas
4 colheres (sopa) de adoçante pra forno e fogão
5 cravos-da-índia
3 xícaras (chá) de vinagre de arroz ou de maçã
(prefiro porque fica mais suave, mas pode usar vinagre de vinho também) dissolvido em uma xícara de água
Sal a gosto


Primeiro as minicebolas devem descansar em um litro de água com 2 colheres (sopa) de sal durante 24 horas. Coe.
Numa panela misture todos os outros ingredientes, junte as minicebolas e cozinhe por cerca de meia hora a partir do momento que começar a ferver. Coloque num vidro e tampe. Leve o vidro ao fogo dentro de uma panela forrada com um pano de prato e com água até a metade do vidro. Ferva por dez minutos para esterilizar. Depois de frio guarde na geladeira e deixe curtir por alguns dias.

E uma terceira receita: Conserva de Cebola salgada:
1 kg de minicebolinhas
1 litro de vinagre branco
300 ml de água
2 colheres (sopa) de sal
4 dentes de alho inteiros descascados
2 folhas de louro
1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grão
Tomilho
Ferver as minicebolas em água com sal. Coar e colocar num vidro. Misturar todos os outros ingredientes e levar ao fogo para ferver. Jogar o líquido sobre as cebolas cobrindo bem. Tampar o vidro. Esterilizar como mostrado na receita anterior. Guardar na geladeira e servir depois de uma semana.

Nenhum comentário: