click the flag and translate

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
/div>
/div>

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Picles e caldos para emagrecer com sabor e defender uma causa


Que tal um delicioso caldo de legumes – ideal para contrabalançar as calorias nos dias entre festas deste fim de ano? Ou que tal um colorido e diversificado picles, muito útil para temperar a salada, dar gosto ao filezinho de frango e outras carnes grelhadas, servir de lanchinho de emergência ou de tira-gosto light ??? Boas opções, não é? Sendo assim, não chame de sobras e destine ao lixo aqueles legumes e verduras que restaram na geladeira - um pouco disto, um pouco daquilo - que estão ocupando o espaço que já destinamos às novas aquisições da feira.
Pois há formas criativas, deliciosas, de baixas calorias e ainda por cima politicamente corretas de aproveitá-los. Afinal é um absurdo desperdiçar alimentos num mundo onde, segundo a ONU, alguém morre de fome a cada 3,5 minutos. E, nos, brasileiros somos grandes “desperdiçadores”: cerca de 40% dos alimentos que compramos acaba no lixo. Só de legumes e verduras o desperdiço chega a 37 kg por ano por habitante, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Então vamos lá:
Caldo de legumes e verduras
Pegue um caldeirão com uns dois litros de água. Coloque um, apenas um, tablete de caldo de galinha caipira (dá mais gosto) que vai ser a única gordura a entrar no caldo. Vá picando grosseiramente tudo que tiver na geladeira: alface, taioba, pepino, cenoura, salsão, alho poró, nabo, brócolis, tomate, cebola, cabeça de alho (não precisa em descascar), resto do maço de cheiro verde, chuchu, repolho, o que tiver. Tempere com pimenta do reino, pimenta dedo-de-moça (se gostar), folhas de louro, uma colher de soja cheia de páprica doce e outra de colorau. Aliás não tenha preconceito contra ele . O Urucum (também chamado colorau) é um corante natural de uma árvore originária da América tropical (incluindo Brasil) e uma grande herança indígena.
Leve ao fogo e deixe cozinhar até os legumes ficarem macios. Depois que esfriar bata no liquidificador, Coe num chinois (aquele coador em formato de cone) para que fique sedoso e cremoso. Não tem um chinois??? Use uma peneira ou compre um. Afinal lembre-se que você está economizando muito dinheiro optando por emagrecer sem cirurgia bariátrica... Guarde no freezer.

E agora a segunda opção: Picles

Corte em pedaços grandes e de tamanho parecido todos os legumes que tiver na geladeira: cenoura, nabo, pepino (não precisa ser aquele pequeninho), rabanete, pimentão repolho,cebola, alho, salsão, alho poró, couve-flor, etc e etc.. Só não vale as folhas. Se quiser compre também um pouco de minimilho. Coloque mais u menos uns dois litros de água para ferver. Quanto estiver em ebulição, jogue os legumes e cronometre exatos três minutos. Tire do fogo e escorra. O ideal, inclusive, é jogá-los numa vasilha com água gelada para parar o cozimento com eles ainda bem firmes. Escorra e coloque num vidro grande, de forma bem arrumada, “decorando” o vidro.
Junte então folhas de louro, mostarda em grão, coentro em grão, uns quatro cravos, sal e misture com água e vinagre em proporções iguais dependendo do volume dos legumes. (Por exemplo meio litro de vinagre, meio litro de água). Prefiro vinagre de vinho (não precisa ser caro), mas pode também usar vinagre de álcool. Ferva esta mistura e jogue sobre os legumes. Ela deve cobri-los completamente.
Coloque o vidro dentro de uma panela forrada com pano ou com uma grade de metal no fundo. Coloque água na panela até atingir a metade do vidro e coloque as tampas, sem rosquear. Deixe ferver por 10 minutos. Feche o vidro e coloque mais água fervente na panela até que cubra totalmente o vidro. Ferva por mais 40 minutos. Deixe esfriar antes de tirar o vidro da panela. Espere cerca de 15 dias antes de consumir. Depois de aberto, guarde na geladeira. Dura um ano. Bom apetite.

Nenhum comentário: